Passo a passo: Jardineira

Gabriela Pastro

No nosso primeiro post de passo a passo vamos ensinar como montar uma jardineira de ervas e temperos.

Vamos precisar de uma jardineira de aproximadamente 44 cm, saco pequeno de argila expandida (aproximadamente 4L), areia de construção (aproximadamente 4L) e substrato orgânico (aproximadamente 4Kg), ferramentas e quatro mudas. A escolha das mudas deve ser realizada com cuidado, sendo que, dentro da mesma jardineira ou vaso plante sempre espécies com a mesma exigência de água, ou seja, plantas que requerem mais água podem ser plantadas juntas e plantas que preferem solo um pouco mais seco podem ser plantadas juntas. Na dúvida, plante mudas da mesma espécie.

*Lembrando que a jardineira, como qualquer vaso, deve conter furos no fundo.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

O primeiro passo é cobrir o fundo do vaso com as pedras de argila expandida. A camada não pode ser muito espessa; senão, não haverá espaço suficiente para as demais camadas. Quando os furos estiverem cobertos pelas pedras é o momento de parar de acrescentá-las.

Passo a passo jardineira ©Divulgação

A segunda camada da jardineira irá conter a areia de construção. Esta camada também não poderá ser muito grossa, sendo somente suficiente para cobrir as pedras da camada inferior. Importante: em plantio não é utilizada areia de praia, a presença do sal causa desidratação intensa nas plantas.

Passo a passo jardineira ©Divulgação

A última camada conterá o nosso substrato orgânico. A espessura desta camada dependerá da altura do torrão (raiz mais terra) da muda. O torrão deve terminar na borda do vaso, ou seja, este não deve ultrapassar a borda (veja na foto abaixo). Importante: devemos sempre ter muito cuidado com o manuseio do torrão, se mexermos demais nele ou o desfizermos, vamos acabar matando a muda.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

Depois de colocarmos as quatro mudas com igual espaçamento, iremos preencher todo o espaço vago com o restante do substrato orgânico. Em nenhuma das etapas precisamos compactar (apertar) o substrato ou o torrão, a água terá este papel! A acomodação dos materiais em camadas pode ser realizada com o auxílio das ferramentas.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

Por último, iremos regar nossa jardineira até que a água comece a sair pelos furos.

A manutenção é simples! Em primeiro lugar, deixe sua jardineira ou vaso sempre em local com bastante sol (no mínimo 4 horas diárias), luz indireta não vale. Uma dica simples para saber se é a hora de regar: basta fazer um buraquinho na terra com a ponta do dedo e se estiver seca é o momento de regar. A adubação pode ser realizada a cada 30-40 dias, sendo que, para esta jardineira duas colheres de sopa de adubo orgânico são suficientes.

Agora é só aproveitar para utilizar suas ervas em deliciosos prato e bom apetite 😉

*Todos os produtos necessários para este plantio estão a venda na Sabor de Fazenda. Maiores informações: (11) 2631-4915

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em jardineira, Passo a passo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Passo a passo: Jardineira

  1. delma lucia lobo silva mello disse:

    Boa noite!
    Simplesmente amei…
    Muito obrigada pelas orientações!

  2. Pingback: Drenagem em vasos | Viveiro Orgânico Sabor de Fazenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s