Passo a passo: Sementeira de ervas e temperos

Gabriela Pastro

Geralmente, montamos nossa horta através do plantio de pequenas mudas, mas podemos começar de uma maneira diferente e divertida…podemos plantar através de sementes e acompanhar o crescimento de nossas plantinhas desde o começo.

Do que precisamos?

1 sementeira

1 pacote pequeno de substrato orgânico

1 pacote de sementes sem defensivos (ou diversos pacotes de sementes sem defensivos de diferentes espécies

©Divulgação/Sabor de Fazenda

©Divulgação/Sabor de Fazenda

O processo é simples:

Coloque o substrato orgânico até quase a borda da célula, deixando aproximadamente 0,5 cm livre. Posteriormente, coloque 2-3 sementes da erva escolhida e depois cubra com uma camada fina de substrato. Esta camada não poderá ser grossa, senão quando a semente germinar a planta não terá força suficiente para “vencer” a camada de terra acima dela.

Repita este procedimento em todas as células da sementeira. Você poderá usar mais de uma espécie, porém não misture as espécies na mesma célula. É importante preencher todas as células, menos se não for semear, pois isto manterá a umidade.

©Divulgação/Sabor de Fazenda

©Divulgação/Sabor de Fazenda

Por último, regue com um pulverizador. Nesta fase de sementeira, a rega não poderá ocorrer com um regador comum, visto que, a força da água que sai do regador poderá afundar a semente, impedindo-a de sair da terra depois de germinada, ou expondo ela. Será necessário regar levemente todos os dias nos primeiros 15 dias. Se colocarmos água em excesso, a semente apodrecerá.

Após 30 dias as mudas já terão formado o torrão e poderão ser transplantadas. Podemos transplantar cada muda para um local temporário (vaso pequeno somente com terra, sem drenagem) ou diretamente para um local definitivo (chão, vaso grande ou jardineira).

Mas porque usar um vaso temporário e, somente depois, passar para um local definitivo?

Esta etapa garante um controle maior da umidade durante o período inicial e crítico de crescimento da planta e aumenta a probabilidade de sucesso. Depois de aproximadamente mais 15 dias outro torrão será formado tomando todo o novo vaso. Após isto, é só retirar a muda e transplantar para o local definitivo.

Gostou? Agora é só colocar as mãos na terra!

*Na Sabor de Fazenda são vendidos materiais para plantio, sementeiras, substratos e em torno de 50 espécies de sementes sem defensivos de de ervas, temperos e hortaliças.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Ervas e temperos, Passo a passo, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Passo a passo: Sementeira de ervas e temperos

  1. Pingback: Desvendando as sementeiras | Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda

  2. Wilma Rocha disse:

    Nossa, quase um ano depois eu vejo a resposta, obrigada pela atenção, nem sei se vi antes, FATO é que continuo na mesma, com muita teoria mas a pratica nada evoluiu, não consegui ainda transformar semente numa planta, continuo tentando. Sou do Rio de Janeiro, zona praiana e fica difícil conhecer o Viveiro. Uma dúvida que persiste, mesmo a semente, a germinação podem ficar no sol por 4 ou 5 horas?? Havia germinado uns coentros e ao por no sol tombaram todos e morreram, acho que já estavam estolados. Como é difícil, mas continuarei tentando, um dia vai dá certo, nem que tenha que mudar de cidade, que esse lugar praiano, embora muito longe estou, não ajuda.

  3. Pingback: Passo a passo: Sementeira de ervas e temperos | Fabio Pereira

  4. Wilma disse:

    Ainda não consegui transformar uma sementinha numa planta, acaba morrendo assim que germina, não vai adiante,agora com essas dicas vou tentar, quer dizer já estou tentando, vamos ver se acerto. Estou adorando as dicas, conheci atraves do rádio. Obrigada.

    • Olá, Wilma. Não desista da germinação, é uma fase critica mesmo e é muito fácil algo dar errado. Muitas vezes nem é culpa nossa, a semente que não está boa ou o tempo.Se tiver alguma dúvida, escreve para nós. Ficamos felizes em saber que está gostando do blog. Venha um dia nos visitar, o viveiro é aberto a visitação e vendas de seg-sáb.
      Atenciosamente.

  5. Simone Cristina disse:

    Amei essa matéria e parece não ser difícil…. Irei tentar! 😉

  6. Pingback: Como produzir mudas de ervas e temperos: diferentes métodos | Viveiro Orgânico Sabor de Fazenda

  7. laercio oliveira de Freitas disse:

    Nosso sonho é adquirir 1 alqueire e, instalar Agricultura Familiar no sistema Mandala, e já iniciamos a “trilha” com certeza será próxima a cidade de Jací -SP região de São José do Rio Preto.SP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s