Nossa Horta no Verão II: animais benéficos

Gabriela Pastro

Olá, pessoal! Seguimos no nosso segundo post falando do verão. No primeiro, discutimos sobre os cuidados que devemos ter com a horta neste período de intenso estresse.

Apesar de ser uma época de maior ocorrência de pragas e doenças, o verão traz consigo uma explosão de animais do mais diversos tipos, formatos e cores. Aqui no viveiro Sabor de Fazenda temos o privilégio de conviver, além das ervas e temperos, com muito destes animais. A cada dia a natureza nos surpreende, são lagartinhos, sabiás, joaninhas, lagartas, borboletas, mariposas, grilos, gafanhotos e muito mais, além dos já conhecidos e participantes do projeto Dedinho Verde: tatu-bola, centopeia, piolho-de-cobra e a famosa minhoca.

Animais da Sabor de Fazenda ©Sabor de Fazenda

As lagartas, gafanhotos e taturanas da foto acima estão sempre presentes por aqui e não causam grandes danos nos canteiros do viveiro, apesar de se alimentarem de nossas plantas. O que torna determinados animais uma praga é quantidade deles na horta! Ou seja, sempre terá algum deles se alimentando das plantas…assim é na natureza.

O que podemos fazer para que um animal não se torne uma praga em nossos canteiros e vasos?

1. Manter as plantas sempre saudáveis, com doses adequadas de adubo, água e sol. Uma terra fofa e descompactada também é importante, pois só assim a água e os nutrientes serão devidamente distribuídos pelo solo. Fazer a drenagem* do vaso com argila expandida e areia antes do plantio garante uma boa distribuição destes elementos. Em canteiros, a mistura de um pouco de areia na terra ajuda a termos uma boa vazão e a utilização de palhas ou qualquer outra folhagem seca por cima da terra preserva a umidade, minimiza a compactação do solo e de quebra promove uma leve adubação do solo.

2. Tomar cuidado ao utilizar inseticidas e pesticidas! Muitas vezes acabamos exagerando na dose do inseticida/pesticida e afastamos não só a praga e a doença, mas também animais importantes que fazem o controle biológico em nossas plantas. Joaninhas, besouros e pássaros são exemplos disto, sendo que, as joaninhas se alimentam dos pulgões, os besouros de lesmas e caracóis e os pássaros de lesmas, caracóis e lagartas. Estes animais são chamados de inimigos naturais das pragas.

Percevejo e formigas no pé de berinjela ©Sabor de Fazenda

Percevejo e formigas no pé de berinjela ©Sabor de Fazenda

Curiosidade: o terreno que a Sabor de Fazenda está sediada atualmente (Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395) é um exemplo de como podemos, com cuidado e dedicação, mudar um ambiente e deixá-lo mais saudável. Há 20 anos, o terreno era um local de descarte de entulho,  o ambiente era árido, cheio de lixo e com pragas urbanas. Em pouco tempo e com muito esforço (e inúmeras caçambas de terra…rs) o ambiente foi mudando, o lixo e as pragas foram embora e hoje é este lindo local saudável, repleto de natureza e sem qualquer resíduo do que era antes.

Ao cuidar bem de nossa horta atraímos diversos animais benéficos e deixamos nosso jardim mais vivo, colorido e saudável! E viva o verão, galera!!

©Sabor de Fazenda

*Vejam neste post como fazer a correta drenagem dos vasos.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Animais, Dedinho Verde, doenças, verão e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Nossa Horta no Verão II: animais benéficos

  1. VANUSA CAETANO DA SILVA disse:

    Queridos amigos,muito obrigada por tirar tantas dúvidas sobre esses assuntos de animais e insetos.
    Mas a minha dúvida é sobre umas mini centopeias que estao em minha horta.
    São inúmeras e estao tomando conta até de dentro de casa.
    Como faço para afugenta-las? Tenho uma horta aqui que era uma calçada e pedi para meu pedreiro levantasse muretas em torno da calçada e aproveitei o muro também,então tenho uma horta de uns seis metros de comprimento por dois de largura,mas onde pega sol o dia todo nao tem insidência de centopeia,só nos lugares onde nao pega sol na parte onde fica proxima a parede da casa.da um metro + –
    Agradeço se me ajudarem,abraços a todos da fazenda.

  2. Pingback: Pragas e Doenças: como reconhecer | Viveiro Orgânico Sabor de Fazenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s