Drenagem em vasos

Gabriela Pastro

Vamos juntos aprender a fazer corretamente a drenagem em vasos!

Mas em que é isto?? Nada mais é do que fazer um caminho para a água sair do vaso, sem que os nutrientes sejam perdidos.

Em primeiro lugar, o que acontece se não fizermos esta etapa do plantio? Sem a drenagem, com o passar do tempo e das regas a terra ficará intensamente compactada e não conseguirá mais eliminar o excesso de água do vaso, com isto, a raiz irá apodrecer e a planta morrerá.

Drenagem ©Sabor de Fazenda

Drenagem ©Sabor de Fazenda

Podemos fazer a drenagem de duas maneiras:

1. Com areia: no fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida ou pedra brita somente suficiente para não ver mais os furos debaixo do vaso, depois coloque uma camada de areia lavada (areia de construção) suficiente para cobrir as pedras da camada abaixo. Por último, é só colocar uma camada de substrato orgânico e a muda a ser replantada. Lembre-se de preencher o entorno da muda com mais substrato (até a borda do vaso), sendo que, o torrão da muda não poderá ultrapassar a altura da borda do vaso.

2. Com manta de drenagem: neste método a única diferença é em relação à camada do meio. Ao invés de colocarmos areia lavada, colocamos a manta de drenagem (manta semelhante a de ar-condicionado). Ela pode ser usada no intuito de diminuirmos o peso do vaso, porém vale lembrar que ela tem um período de vida menor que a areia e se errarmos a mão nas regas ela desenvolverá fungo e apodrecerá.

Quando plantamos em vasos com profundidade menor de 15 cm (por exemplo, garrafas PETs e canos de PVC) podemos colocar um pedaço retangular de manta (ou até mesmo de tela) no fundo em cima dos furos e logo acima a camada a terra, já que não há profundidade suficiente para colocarmos as camadas de pedra e areia.

©Ze Gabriel

©Ze Gabriel

No nosso vaso, a areia e a manta garantem que a água escoe para a próxima camada (a de pedra), porém que os nutrientes fiquem retidos e acessíveis para a absorção da planta através da raiz. Estes materiais também evitam a perda de terra no momento que a água está escoando!

Uma dica legal e que garante a eficiência de nossa drenagem em caso de vasos com somente um furo central é: antes de tudo, colocar um pedaço de caco de telha bem em cima do furo do vaso. Isto evita que as pedras se encaixem justamente no furo, impedindo a água de escoar. Nunca devemos utilizar um pedaço de telha já usado, pois pode conter fungos que proliferarão no nosso vaso.

Drenagem ©Ze Gabriel

Drenagem ©Ze Gabriel

Lembrando: qualquer vaso deve ter furos embaixo, senão a drenagem não funciona. Algumas vezes adquirimos vasos que têm os furos obstruídos (principalmente os de plástico), para isto podemos abri-los com prego e martelo.

A primeira rega deve acontecer logo após o plantio da muda e deve-se regar até que a água comece a sair pelos furos. Depois disto, devemos molhar o vaso apenas quando a camada superficial estiver seca. Durante os dois primeiros dias a planta deverá ficar em um local que receba luminosidade indireta. Após este período, podemos colocá-la em local de sol direto e que receba pelo menos de 4-5 horas de luminosidade.

Fácil, não!?

Vejam neste post como é fácil fazer o plantio em jardineiras.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em drenagem, horta vertical, vasos não convencionais e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

45 respostas para Drenagem em vasos

  1. Isabel disse:

    OI! Gostaria de saber se é indicado usar esponja vegetal para drenagem de vasos no lugar do bidim/areia?

  2. Karina disse:

    Olá, eu sempre vejo na internet sugestões de reutilização de frascos de vidro (tipo palmito) com ervas (hortelã, manjericão…) e achei a ideia ótima, mas surgiu a dúvida justamente em relação a drenagem da água. Como proceder? Muito obrigada desde já!

    • Olá, Karina. Tudo bom? O vidro não é ideal, pois é difícil fazer furos e a transparência prejudica o desenvolvimento da raiz. Ele exemplo de vaso que postamos é só didático para mostrar a drenagem. Abraços, Gabi

  3. Rosemary R.Oliveira disse:

    Amei a explicação, vou acompanhar. Estou iniciando minha horta em garrafas pet e vasos.

  4. Rosemary R.Oliveira disse:

    Muito bem explicado. Amei, vou acompanhar. Estou começando minha horta em garrafas.

  5. janaina disse:

    Meu pé de jabuticaba enxertada esta e um vazo, porem não tem uma boa drenagem o solo ta encharcado, o vazo só tem um furo, tenho medo de mudar vazo e perder a planta. Pode me ajudar?

  6. Jacky disse:

    Olá!!!
    Parabéns pelo site, muito bacana!!!
    Estou fazendo algumas pesquisas para começar minha horta…Vou plantar em caixas retangulares de plástico temperos que já fiz três furos com a furadeira.
    Como não tenho facilidade para achar argila vou substitui por telhas quebradas…
    Já a areia posso substituir por tecido TNT?
    A respeito da lua ser influência para o dia da plantação, qdo seria bom plantar?
    Obrigada

    • Jacky, tudo bom? Você pode usar os cacos de telha sim, porém o TNT não. Neste caso, pode usar feltro. Sobre o plantio de acordo com a lua, isto vai variar de acordo com a planta que você irá plantar. Abraços, Gabi.

  7. Alice disse:

    Oi!
    Estou com um plano que acredito ser ser um pouco audacioso, levando em conta que não encontro nada a respeito na internet. rsrsrs
    Bem! É o seguinte: moro em uma casa que só tem um corredor de pátio e estou querendo fazer um cantinho com grama para minha filha ter contato com a terra e brincar do lado de fora porque a pediatra pediu. Porém o problema que encontro é: não tenho terra, o pátio é concretado. Então pensei em colocar um manta de lona e fazer a drenagem com pedras e areia antes de colocar terra e aí então colocar as placas de grama. O pátio é um pouco inclinado, o que permitiria o escoamento. É também eu faria uma barreira antes de fazer todos os procedimentos. Você acha que pode dar certo?

  8. Aline disse:

    Olá! Gostaria de saber qual o sistema de drenagem para fazer uma horta em uma caixa suspensa de madeira (pinus) com o tamanho 2×1 metros. Vi que devo fazer furos na parte inferior, cobrir com um plástico (fazendo furos neste tb) e cobrir com cascalho antes de colocar a terra. Minha dúvida é qual o tamanho de cada furo e quantos fazer.
    Obrigada.

    • Olá, Aline. Tudo bom? Você poderá fazer as seguintes camadas: pedra ou argila expandida (opção mais leve), areia e terra. Você pode fazer um furo a cada 20 cm e com uma espessura máxima de 1 cm. Abraços, Gabi.

  9. Antônio disse:

    Boa tarde!

    Reformei o pequeno jardim aqui de casa esses dias e fiz um caixote direto na terra ( caixote sem fundo) porém percebi que esta alagando um dos cantos do caixote , o canto onde cai a goteira do telhado quando chove . O que você me indica para resolver essa situação . Ainda não plantei nada , usei terra ensacada para encher o caixote
    Obrigado
    Antônio

    • Antônio, tudo bom? A melhor opção seria você plantar espécies ornamentais que gostem de mais água. Infelizmente, ervas e hortaliças não se darão bem neste local. Se você conseguir, mude de local. Abraços, Gabriela

  10. ramon disse:

    Em vez da manta, usei um pano de microfibra, meu vaso e de concreto e só tem um furo central, estou pensando em fazer mais furos na base dele pois acho q a drenagem não esta boa

  11. Aureliano disse:

    Eu fiz uma horta vertical em tubo pvc de 150mm de diâmetro e fiz furos de 10mm a cada 200mm, ai coloquei uma camada de brita zero por cima dos furos e uma camada de areia por cima da brita e a terra preparada por cima, ai eu percebi que ta demorando de 1 a 2 dias para a terra secar. Gostaria de saber se isso é normal? e se não for normal o que posso fazer para melhorar a drenagem sem ter que desmanchar tudo, pois já fiz a plantação.

  12. renan disse:

    olá… se eu quiser fazer a drenagem nas garrafas pets tem algum problema…tipo eu falo se eu quiser fazer o processo completo em uma garra pet tem algum problema…usando a areia e a brita

  13. Luciana disse:

    Boa Tarde! Me tira uma dúvida.
    Encomendei um vaso de vidro cachepot trapézio. Medidas: 30cm de base, a boca abre com 40cm de largura, 60cm de altura e 8mm expessura do vidro (comum) A base tem que ter furo?
    Essas medidas suporta uma Palmeira Leque qual tamanho?
    Agradeço desde já.

    • Olá, Luciana. Tem que ter furo para poder plantar dentro. Se não, funciona apenas como cachepô. Este vaso é bom se a muda for pequena, já uma muda adulta precisa de um tamanho maior. Abraços, Gabriela.

  14. Aurilene trajano disse:

    Primeiro tenho pergunta, porque nao consegui resposta
    De onde vem? Como e feito a argila de planta?
    Pego varias na areia da praia de piratininga Rio de Janeiro

    • Olá, Aurilene. Tudo bom? Não entendi sua pergunta. De onde vem a areia? Ela é areia de construção, não pode ser areia de praia, pois possui sal. A argila nós compramos e revendemos, não consigo te dizer como é fabricada. Qualquer dúvida nos escreva. Abraços, Gabriela.

  15. Wilmara disse:

    Boa tarde. Quero saber como fazemos para colocar o vaso de planta dentro de casa sem molhar o chao, pq quando aguamos a planta sempre escorre agua. Como podmos fazer para a planta nao escorrer agua.

    • Olá, Wilmara. Tudo bom? Se você controlar bem a rega, não haverá água em excesso para sair do vaso. O que pode fazer também é colocar um prato coletor de água embaixo do vaso. Abraços, Gabriela.

  16. Izabel disse:

    Olá. Fiz o processo de drenadem com a argila e a manta, mas os vasos não tem furos. Devo fura -los? Obrigada

  17. Izabel disse:

    Olá. Fiz o processo de drenadem com a argila e manta, mas os vasos não tem furos. Devo fura -los? Obrigada

  18. Alda Isabel disse:

    Olá. Minha comigo ninguem pode esta amarelando as folhas. Eu não fiz o processo de drenagem ao planta-la. O vaso tem um furo central e o substrato parece sempre estar muito úmido. Devo retira-la do vaso, fazer o processo de drenagem e replanta-la novamente?

  19. Alda Isabel disse:

    Olá. Minha comigo ninguem pode esta amarelando as folhas. Eu não fiz o precosse de drenagem. O caso tem um furo central mas o substrato parece estar sempre úmido. Devo retira-la do caso, fazer o processo de drenagem e plantar novamente?

  20. daniel rosa de oliveira disse:

    Ola fiz a montagem errada coloquei primeiro a manta depois a argila em cima a terra. .terei problemas ???

  21. brazilretro disse:

    Boa Tarde, primeiramente parabéns pelo trabalho! Eu sou marinheiro de primeira viagem e estou pesquisando como fazer isso aqui no meu quintal, espaço de 1Mt por 2Mts quero então fazer com madeira, parecido com este projeto http://bemestarsegredos.com/jardineira-como-construir-em-casa/#comment-228 mas gostaria de utilizar a drenagem como vocês deram a dica. Vocês acham que se o fundo da minha jardineira for em cedro furado com as pedras brita vai dar certo? Em caso de sim, quantos furos vocês fariam no fundo de cedro? Desde já agradeço muito! Um abraço!

  22. Joao disse:

    Oi, comprei vasos de 12 cm de altura para plantar pimentas e temperos, por ser menos que 15 cm posso só colocar a manta sem as pedras? São vasos mesmo, não são garrafa pet.
    Obrigado.

  23. ozelia disse:

    queria saber pra que serve uma horta licaou erva

  24. Pingback: Nossa Horta no Verão II: animais benéficos | Viveiro Orgânico Sabor de Fazenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s