Passo a passo: Frutífera em Vaso

Gabriela Pastro

Ter frutas frescas e de ótima qualidade sempre à mão é um sonho? Então saibam que, apesar do grande porte, podemos manter frutíferas em vasos!

Jabuticabeira ©Ze Gabriel

Jabuticabeira ©Ze Gabriel

A frutífera plantada em vaso não ficará com altura semelhante a de quando plantada diretamente no solo, porém terá um porte médio de 2,0 – 2,5 m, ideal para pequenos quintais e varandas.

O legal de cultivarmos nossas próprias frutas é que temos a garantia de que estamos ingerindo um alimento orgânico, livre de qualquer produto químico prejudicial à nossa saúde. Aconselhamos a compra de mudas orgânicas e a manutenção destas neste tipo de cultivo, os ganhos para a saúde são enormes.

No vídeo abaixo, a herborista Silvia Jeha ensina o passo a passo de como fazer este plantio.

Não se esqueçam que o vaso deve ficar em local que receba sol direto por pelo menos 4 h diárias. De preferência, o vaso não deve ser mudado de local, alterações na luminosidade, temperatura, vento, entre outros fatores poderão deixar a planta mais frágil, podendo afetar a frutificação.

Venham conhecer nosso cantinho de frutíferas…

Cantinho das frutíferas na Sabor ©Divulgação

Cantinho das frutíferas na Sabor ©Divulgação

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em drenagem, horta caseira, Passo a passo, Sem categoria, Silvia Jeha, vídeo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Passo a passo: Frutífera em Vaso

  1. Jerson X. Cabrini disse:

    Gostaria de saber qual é a granulação da vermiculita para colocar no vaso de frutifera, se é tamanho medio ou fino.
    Desde ja meu muito obrigado.

  2. Gislene disse:

    Pode ficar em local q venta muito

  3. Leonardo Sepulveda disse:

    Olá bom dia, eu tenho algumas frutireras em vaso, sou marinheiro de primeira viagem e preciso muito de ajuda, cada vaso é de 150litros, todas as arvores são enxertadas, eu comprei o fertilizante Forth Frutiferas e apliquei conforme o rotulo, minha duvida é quantas vezes e durante quanto tempo tenho que reaplicar? Outro ponto é o que eu posso usar como complemento?

    • Olá, Leonardo. Tudo bom? Infelizmente não consigo te ajudar, este produto é químico, ele não é autenticado pela agricultura orgânica. Você poderia usar farinha de osso ou bokashi, como opção orgânica. Por aqui só usamos produtos orgânicos. Abraços, Gabriela.

  4. vagner Blaya Gomes disse:

    Bom dia,Moro no japao e gostaria de alguma dica sobre platiu de maracuja em vaso ,mas um vaso do tamanho de um pe de dois metros,qual e a quantidade de terra que tenho que usar,e como posso fazer a poda e quando

    • Bom dia, Vagner. O plantio do maracujá é simples, temos um vídeo que explica direitinho como fazer o transplante (https://www.youtube.com/watch?v=SgZmFesq6_k). Opte por um vaso profundo, acima de 60 cm de profundidade. Ele não gosta de temperaturas muito frias e de vento forte. Para ele dar frutos você precisará ter próximas as mudas do macho e da fêmea (não existe auto-polinização), quem faz a polinização é a mamangava, ou seja, sem ela também não há frutos. Lembramos que você precisará ter uma parede próxima ou algo que o maracujá possa se escorar e trepar. Atenciosamente.

      • vagner Blaya Gomes disse:

        Bom dia Silvia

        Obrigado pela resposta,tenho mais algumas duvidas de qual seria a medida da boca do vaso pois fiquei sabendo que as raizes do maracujazeiro cresce 50cm em torno de seu caule e no maximo 40 cm de profundidade,gostaria de saber uma mistura de terra com algo bem leve para ter uma drenagem mais rapida porque tambem falam que as raizes apodrecem sem uma boa respiracao,eu penso em casca de coco seco e casca de arroz sera que voce tem algo a mais?Estou plantando uns 300 vasos e gostaria de ter umas plantas bem sadia.obrigado.

        Vagner

      • Vagner, você pode plantar qualquer frutífera em um vaso com no mínimo 60 cm de profundidade e 40 de diâmetro. Lembramos que uma frutífera plantada em vaso será menor do que uma plantada diretamente no chão. O crescimento das partes aéreas depende do crescimento da raiz. Para a mistura você pode usar vermiculita, deixa a terra bem leve. Atenciosamente

  5. Gastão Carvalho disse:

    Eu tenho uma jaboticabeira plantada em vaso há mais de 15 anos, porém a mesma só teve uma frutificação – 3 frutinhas, que não chegaram a amadurecer. Qual a dica para adubação?

    • Olá, Gastão. Tudo bom? A frutificação é melhorada pela adubação por meio de adubos ricos em fósforo, como a farinha de ossos. Nós aqui da Sabor de Fazenda indicamos sempre o uso de adubos orgânicos. Porém, a rega regular é essencial para que ocorra a frutificação, deixe sempre a terra levemente úmida (nunca seca), mesmo que isto peça leves regas diárias. Atenciosamente.

  6. Ana Cristina Rodrigues disse:

    Muito bom este post sobre frutíferas em vasos. Fiquei com uma dúvida, será que consigo manter também uma árvore de louro em vaso? Obrigada. Ana Cristina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s