Pragas e Doenças: como reconhecer

Gabriela Pastro

Às vezes, deparamo-nos com nossas plantas infectadas por doenças e pragas que nem ao mesmo conhecemos. Mas porque será que elas aparecem?

A presença de qualquer praga ou doença nas plantas é resultado de um desequilíbrio ecológico no sistema que a planta está inserida. Pode ser um desequilíbrio nutricional, térmico, por excesso ou escassez de água e/ou insolação inadequada. Como já dissemos antes nos posts Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças e Nossa Horta no Verão II: animais benéficos, uma horta saudável, provavelmente, não apresentará infestações.

Neste post, selecionamos as pragas e doenças mais comuns para ajudar vocês a identificarem o que está atacando suas plantas.

Mas o que são e quais são as pragas?

São vários tipos de animais, micro ou macro, que causam grandes danos as nossas plantas ao se alimentarem delas. Alguns exemplos: ácaros, pulgões, cochonilhas, lesmas, caracóis, nematóides, lagartas, tripes, entre outros.

Ácaros: pequenos aracnídeos (praticamente invisíveis a olho nu) que se alojam na parte inferior da folha (de tão pequenos parecem só pontinhos pretos ou vermelhos). Ambientes quentes e secos propiciam o surgimento desta praga. Sua presença pode ser detectada pelo aparecimento de uma teia fina, além de manchas brancas no lado superior das folhas. As folhas atacadas enrolam-se, chegando a secar.

Ácaros ©Sabor de Fazenda

Ácaros ©Sabor de Fazenda

Besouros e percevejos: insetos das mais variadas formas, tamanhos e cores. Deixam buracos arredondados nas folhas, flores e caules.

Besouro ©Sabor de Fazenda

Percevejo ©Sabor de Fazenda

Cigarrinhas: estes pequenos insetos, de cores variadas, sugam a seiva da planta e injetam toxinas que causam o amarelecimento e encurvamento das folhas mais velhas. Quando intensamente atacadas, as folhas tornam-se rugosas e caem precocemente, afetando o desenvolvimento da planta.

Cigarrinha ©Sabor de Fazenda

Cigarrinha ©Sabor de Fazenda

Cochonilhas: são insetos sugadores que formam pequenos aglomerados, podem ser de coloração branca ou avermelhada. Alojam-se nas hastes e nas nervuras das folhas, de onde sugam a seiva. Existem dois tipos de cochonilhas: a cochonilha-sem-escama e a cochonilha-com-escama (ou cochonilha-de-carapaça), qual tem uma aparência de verrugas.

Cochonilhas com escama (direita) e cochonilha sem escama (esquerda) ©Sabor de Fazenda

Cochonilhas com escama (esquerda) e cochonilhas sem escama (direita) ©Sabor de Fazenda

Formigas: as mais comuns nas hortas são as cortadeiras, quais fazem um grande estrago. Elas cortam as folhas e levam para o formigueiro. A presença de formigas em plantas com cochonilhas e pulgões é muito comum.

Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda

Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda

Lagartas: são insetos mastigadores, quais são a fase larval das borboletas e mariposas. Sua presença pode ser notada pelo surgimento de excreção verde ou preta sobre as folhas.

Lagartas  ©Sabor de Fazenda

Lagartas ©Sabor de Fazenda

Larva minadora: inseto que se desenvolve dentro do tecido da folha, formando galerias. Ocorre principalmente no período mais seco, quase sumindo nos períodos mais úmidos.

Larva minadora ©Sabor de Fazenda

Larva minadora ©Sabor de Fazenda

Lesmas e caracóis: moluscos rapadores que devoram as folhas durante a noite. Durante o dia estes animais ficam abrigados em locais úmidos e sombreados. Estão presentes em hortas muito úmidas.

Lesma  ©Sabor de Fazenda

Lesma ©Sabor de Fazenda

Nematóides: vermes microscópicos, incolores ou esbranquiçados. Sua presença é detectada quando a planta murcha repentinamente. Eles se alimentam das raízes, caules e folhas, sugando suas seivas.

Pulgões: insetos sugadores, podendo ser pretos, marrons, cinzas ou verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas.

Pulgões ©Sabor de Fazenda

Pulgões ©Sabor de Fazenda

E quais são as doenças que podem atingir minha horta?

As doenças são causadas por microrganismos (vírus, bactérias e fungos), sendo invisíveis a olho nu. São mais raras de aparecerem na horta, porém são difíceis de serem tratadas, por isto, a melhor forma é a prevenção.

Ferrugem: é causada por fungos, quais deixam manchas na região inferior das folhas. A coloração varia de pardo a laranja-avermelhado. Geralmente, aparecem em locais com muita umidade. A aparência é realmente de ferrugem.

Podridão por fungos: atacam caules, deixando as partes atacadas ressecadas e escurecidas, úmidas em excesso e com manchas pretas. Geralmente, levam a planta à morte. O principal fator atrativo dos fungos é o solo extremamente úmido.

Fungo ©Sabor de Fazenda

Fungo ©Sabor de Fazenda

Mancha bacteriana: causam manchas pretas e secas, formadas por tecido morto. Não existe maneira de eliminar esta infecção, por isto, ao se constatar sua presença a planta deve ser retirada.

Importante: em caso de replantio de uma muda atacada por infecções não devemos reutilizar sua terra, ela deve ser descartada. Para evitar a proliferação das pragas e doenças em sua horta, sempre depois que podar uma planta molhe a ferramenta de poda em água com um pouco de água sanitária, assim ao podar a planta seguinte você não corre o risco de infectá-la com a doença ou praga da planta anterior.

Algumas plantas que valem a pena termos plantadas, pois ajudam a manter pragas e doenças longe da horta: tagete ou cravo-de-defunto, calêndula, arruda e hortelã. Veja neste post outras dicas de controle de pragas e doenças: Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em dúvidas, doenças, pragas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

113 respostas para Pragas e Doenças: como reconhecer

  1. Viri Mioralli disse:

    Ola! Tenho uma pitangueira na sacada do meu apartamento e algumas folhas estão enrugadas, assemelham-se a foto do fungo. Procuro sempre retirar insetos (recentemente havia um botando ovos numa folha, mas arranquei) e observei pequenos tatuzinhos de jardim no vaso. Pode me ajudar a tratar desses problemas? Obrigada!

  2. Lucas Santana disse:

    Olá, Gostaria que me ajudassem em um problema, eu tenho Erva Cidreira em casa, e ultimamente vem aparecido umas manchas em varias plantas, eu retiro todas elas, mais continua, e descobri agora, que em cada mancha tem um monte muriçocas, larvas, não sei bem, sei que são amarelos e bem pequenos… Alguém poderia me ajudar a combater isso? Desde ja muito obrigado!

  3. Nilvaldo disse:

    Gostaria de uma ajuda. Tenho um pézinho de erva cidreira que está sendo atacado por larvas minadoras. Costumo usar repelente caseiro (álcool, pimenta, alho, cravo e sabão de côco diluido), mas não está dando resultado.
    Podem me ajudar?

    • Olá, Nivaldo.Tudo bom? A primeira atitude, e melhor, é você fazer um boa poda das folhas atacadas e colocar placas adesivas no jardim (amarelas e azuis). Assim as moscas que restarem na horta vão grudar nas placas e não atacarão as folhas. Grande abraços, Gabi.

  4. Douglas Costa disse:

    Olá tudo bem? Adorei o blog! Tenho um pé de manjericão, na terceira muda que tirei apareceu um bicho de tom marrom. Poderia me auxiliar na identificação do inseto e como eliminá-lo? Tenho fotos, só preciso de um e-mail para enviar.
    Obrigado desde já!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s