Nossa horta no inverno: como fazer a manutenção

Gabriela Pastro

Olá, pessoal!

Com o inverno chegando, surgem muitas dúvidas de como fazer a manutenção da horta neste período. Cada época do ano requer um cuidado diferente e um hortelão mais experiente conhece bem esta dinâmica. Ao longo do ano as plantas estão sujeitas à variações de luminosidade, temperatura e umidade, que acabam pedindo cuidados diferenciados.

Nossa horta no inverno ©Sabor de Fazenda

Nossa horta no inverno ©Sabor de Fazenda

O inverno é um momento de menor crescimento foliar, porém todo o sistema de raiz continua funcionando no mesmo ritmo, é também propicio para o florescimento das plantas de dia curto, devido ao menor período de sol diário. As pragas são menos frequentes em decorrência da seca e menor temperatura. Porém, é a hora de prestarmos atenção na rega, pois o solo fica mais tempo úmido e não precisamos molhar com tanta frequência e abundância. Uma terra muito úmida é uma porta de entrada para os fungos e outras doenças.

Podemos perceber a presença de alguns tipos de fungos quando as folhas começam a ficar com aparência esbranquiçada, uma característica da instalação de oídio e míldio na seiva da planta. Como estes fungos estão circulando dentro da planta, não adianta arrancar as folhas contaminadas. Uma solução é aplicar semanalmente óleo de nim até o sintoma desaparecer. Porém, quando falamos de doenças, prevenção é a palavra-chave, pois o tratamento é bem mais difícil do que no caso das pragas. A cada 30-40 aplique torta de nim no solo de vasos e canteiros, basta fazer um buraco circular envolta da planta, colocar a torta dentro deste e fechar o buraco. Outras medidas para evitar estas doenças são:

  • Melhore a circulação de ar na parte aérea, o que pode ser feito tirando as folhas secas e fazendo leves podas;
  • Afofe frequentemente a terra para aerar o solo;
  • Evite plantar duas mudas muito próximas.

As pragas típicas desta época de frio são lesmas e caracóis, devido uma manutenção errada da horta (excesso de umidade). Uma curiosidade que ouvi em uma aula do querido paisagista Raul Cânovas: os vaga-lumes se alimentam das lesmas e caracóis, por mais incrível que pareça, e nesta época eles estão menos ativos, favorecendo a maior abundância destas pragas.

Este é um bom momento para fazer podas, retirar ramos doentes e secos, porém em locais de ocorrência de geadas deve-se evitar a poda neste período. É a hora de preparar a horta para a primavera. Neste período não é necessário fazer muita adubação, pois a planta vai estar com um metabolismo mais baixo e acabará não absorvendo todos os nutrientes oferecidos pelo adubo.

Esta é uma boa hora para semear, principalmente hortaliças. De modo geral, hortaliças de folhas – como couve, alface e chicória – raízes – como beterraba, cenoura e batata – e os bulbos – como alho-poró, cebola e alho – se desenvolvem bem nesta época. Você pode plantar os bulbos em vasos pequenos, porém profundos. Aproveite também para fazer estaquia, assim quando chegar a primavera você já terá mudas bem desenvolvidas.

Por fim, o principal, no inverno nossas ervas ficam deliciosamente mais aromáticas, elas concentram mais óleos essenciais, portanto é a melhor hora para aproveitar as ervas e temperos de sua horta, seja fazendo chás ou preparando saborosos pratos. Aproveitem!

Referências bibliográficas:

Cânovas, R. 2008. Um Jardim para Sempre: Manual Prático para Manutenção de Jardins. São Paulo: Estação Liberdade. 152 pp.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em doenças, fungos, inverno, poda, pragas, rega, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Nossa horta no inverno: como fazer a manutenção

  1. Pingback: Como reconhecer se sua horta está com falta de sol: 3 sinais básicos | Viveiro Orgânico Sabor de Fazenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s