Diferentes tipos de agricultura: natural, biodinâmica, ecológica, permacultura e convencional

Gabriela Pastro e Sabrina Jeha

Olá, pessoal!! Vocês sabiam que existem diversos tipos de agricultura, além da convencional que tanto conhecemos?

©Andre Andrade

©Andre Andrade

Hoje iremos falar sobre os tipos mais conhecidos e mostrar que podemos manter nossa horta de diversas formas diferentes. Vejam só:

Agricultura convencional: a maioria dos produtos que compramos nos supermercados é oriunda deste tipo de plantio. Nele são utilizados largamente produtos químicos sintéticos, como agrotóxicos (inseticidas) para controla pragas e doenças, herbicidas (para controle de “ervas daninhas”), espécies geneticamente modificadas, fertilizantes químicos e hormônios. Este tipo de agricultura permite o plantio em largas extensões de área, porém utiliza produtos que são tóxicos à saúde humana e animal, podendo contaminar rios, lagos e nascentes.

Agricultura natural: foi criada por Mokiti Okada (1882 – 1955), fundador da igreja messiânica, a partir da publicação do poema Ciclo da Vida em 20 de novembro de 1931: “Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível Lei do Ciclo da Vida”. É considerado um tipo de Agricultura Ecológica, priorizando o equilíbrio entre meio ambiente, saúde e espiritualidade e com a finalidade produzir alimentos saudáveis, cheios de energia vital, este método busca o conhecimento através dos processos da Natureza. Seus insumos são específicos, como o Bokashi, feito a partir da fermentação de farelos de trigo, arroz, farinha de osso, entre outros ingredientes.

Método Fukuoka: agricultura idealizada pelo japonês Masanobu Fukuoka (1913 – 2008)sendo também considerada um tipo de Agricultura Natural. Serviu de inspiração para a criação da Permacultura. Segundo este método, não é permitido as seguintes ações: arar o solo, usar adubos ou fertilizantes, eliminar ervas daninhas, utilizar herbicidas e pesticidas e podar.

Agricultura Biodinâmica: é um modelo agrícola criado em 1924 por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia. Assim como a Agricultura Natural, leva em conta o lado espiritual e o respeito pelo meio ambiente. Também é considerado um tipo de agricultura ecológica, porém utilizada mais matéria-prima de origem animal que os demais tipos de Agricultura Ecológica. Seus insumos típicos são: preparado de chifre e esterco e de chifre e sílica. Muitos vegetarianos acabam não consumindo os produtos oriundos da biodinâmica devido a estes preparados. Os produtores que seguem este método se baseiam no Calendário Astronômico Agrícola para realizar a manutenção das áreas de plantio.

Agricultura Ecológica: um produto originário deste tipo de agricultura está livre de inseticidas, fertilizantes químicos e hormônios.  A Agricultura Ecológica dá origens aos produtos vegetais que consideramos orgânicos. Muitos hortelões caseiros que querem manter uma horta orgânica acabam se confundindo com o que é ou não orgânico durante a manutenção de suas plantas e acabam colocando produtos químicos, como os fertilizantes. São produtos considerados orgânicos: farinha de ossos, tortas (de mamona, algodão, entre outras), bokashi, húmus de minhoca, caldas naturais, como de tagete e fumo.

Permacultura: criada pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70, surgiu com o intuito de suprimir a degradação ambiental e o uso desenfreado de recursos naturais. Foi influenciada pelo método Fukuoka. Vai além das práticas agrícolas ecológicas e orgânicas, também engloba hábitos sustentáveis, sistema de captação, tratamento de água, geração de energia solar e bioconstrução.

Referências bibliográficas:

http://www.fmo.org.br/fmo2/agricultura_natural.html

http://scienceblogs.com.br/geofagos/2008/10/por-que-a-agricultura-convencional-nao-e-sustentavel/

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em agricultura biodinâmica, agricultura convencional, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, orgânicos, permacultura e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s