Como ter alfaces e outras hortaliças folhosas em mini espaços

Olá, pessoal. Hoje vamos falar sobre como cultivar hortaliças folhosas em pequenos espaços. Durante a elaboração do Calendário do Jardim do ‘São Paulo Garden Club’ 2015 (que será lançado em setembro), a nossa querida Suzanne Burt, levantou a questão de se era possível ou não mantermos hortaliças, como alface, chicória e couve, em mini vasos. A nossa dúvida era: um espaço muito pequeno permitiria o bom desenvolvimento de uma hortaliça de folhas, como a alface, de modo que pudéssemos colher e consumi-las?

Como não tem outro jeito de saber, o Ronaldo, chefe do viveiro, colocou as mãos na massa e resolveu fazer um teste para chegar a uma conclusão definitiva…afinal é com tentativa e erro que obtemos sucesso!

O que foi feito?

Primeiramente, foram colocadas sementes de as alface para germinar nas células das sementeiras (veja como montar uma sementeira aqui), assim como a chicória, as alfaces precisam passar por esta etapa, para que a germinação seja mais garantida.

Depois que as pequenas mudas de alface estavam com aproximadamente 15 dias, foi feito o transplante para pequenos vasos, em vaso foi colocado apenas substrato e no outro substrato + adubo (bokashi). Lembrando que todo vaso, mesmo os pequeninos, devem ter a drenagem e, neste caso, a drenagem deve ser baixa, senão usaremos muito espaço do vaso e não haverá espaço para a raiz crescer. Portanto, coloque um pouco de pedra brita ou argila expandida no fundo do vaso e cubra com manta de drenagem, depois coloque a terra. Se você usar a areia, a drenagem ficará mais alta.

Cada vasinho continha apenas 11 cm de profundidade e 9 cm de boca, costumados dizer que um vaso ideal tem no mínimo 15-20 cm de profundidade, ou seja, estes vaso são considerados bem pequenos.

Alfaces em substrato puro (esquerda) e em substrato adubado (direita) ©Sabor de Fazenda

Alfaces em substrato puro (esquerda) e em substrato adubado (direita) ©Sabor de Fazenda

Depois disto, deixamos as mudas crescerem sob sol pleno e olhem a diferença no desenvolvimento delas após 27 dias do transplante e 42 da semeadura:

Alfaces em diferentes substratos depois de 27 dias do transplante ©Sabor de Fazenda

Alfaces em diferentes substratos depois de 27 dias do transplante ©Sabor de Fazenda

A alface que cresceu em solo não adubado não se desenvolveu direito, porém a outra, sim. Vejam também que o adubo propiciou o desenvolvimento de alguns matos espontâneos, um bom sinal!

Depois de 27 dias o Ronaldo adubou ambos os vasos e deixou novamente as mudas se desenvolverem sob o sol, a única manutenção neste período foram as regas. Elas cresceram por mais alguns dias, porém a adubação tardia não foi suficiente para melhorar o crescimento da alface primeiramente sem adubo, vejam:

Alfaces com 82 dias após a semeadura e 67 após o transplante da sementeira ©Sabor de Fazenda

Alfaces com 82 dias após a semeadura e 67 após o transplante da sementeira ©Sabor de Fazenda

Com isto, a alface adubada desde o início já se encontra em ponto de colheita e consumo, porém a outra não se desenvolveu o suficiente (e não irá muito além). Alfaces demoram, em ambiente propício, 60-80 dias, desde a semeadura, para atingirem o ponto de colheita.

A que conclusão chegamos?

É possível cultivarmos hortaliças folhosas (não de raiz, como beterraba e cenoura) em pequenos vasos, porém só é possível se o substrato estiver adubado durante o plantio. Esta limitação no crescimento acontece porque a parte aérea da planta (as folhas) crescem proporcionalmente ao crescimento da raiz, e, se esse crescimento é limitado pelo pequeno espaço, a planta terá maior dificuldade de realizar seu ciclo de desenvolvimento. Portanto, uma planta crescida em pequenos/mini espaços terá um porte bem menor que as crescidas em recipiente maior ou direto no canteiro, não espere que a alface atinja um tamanho semelhante ao encontrado normalmente, senão você perderá o ponto de colheita e as folhas ficarão amargas.

Resumindo, quais os cuidados para manter hortaliças em mini espaços:

– A adubação inicial é essencial, assim como a adubação a cada 15-20 dias, podendo utilizar o bokashi.

– A rega tem que ser rígida, a hortaliça não pode sofrer por falta ou excesso de água.

– Sol direto em abundância é essencial, no mínimo 5 horas.

Certo pessoal!?

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em dúvidas, hortaliças e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Como ter alfaces e outras hortaliças folhosas em mini espaços

  1. jairo nascimento de souza disse:

    muito legal!! qual a proporção usada na adubação do vaso?

    • Olá, Jairo. Tudo bom? Quando nós preparamos a terra para o plantio fazemos assim para cada 20 kg (ou 1 m²) de substrato orgânico colocamos 300 g de bokashi e 200 g de torta de nim. Atenciosamente, Gabriela.

    • Olá, Jairo. Tudo bom? Quando nós preparamos a terra para plantio nós fazemos assim: para cada 20 kg de substrato (ou 1 m²) usamos 300 g de bokashi e 200 g de torta de nim. A mesmas proporções de adubo valem para uma adubação regular. Atenciosamente, Gabriela.

  2. Luzinete disse:

    Pode ser pedra de construção

  3. Rosy disse:

    Muito valiosas as dicas, de como fazer as drenagens das plantas; me foi muito útil, obrigada.
    Por gentileza, gostaria de dicas completas de plantas e hortas, pra dentro de casa.
    Obrigada

    • Rosy, tudo bom? Que bom que está gostando dos nossos textos. Quais são suas dúvidas? Você é daqui de São Paulo? Pois no dia 17/10 (9h00 – 14h00) teremos um curso de Horta Caseira Orgânica para iniciantes. Atenciosamente.

  4. Pingback: Pequenos Espaços: Hortas Verticais na Parede | Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda

  5. sandra disse:

    preciso saber o nome de uma planta que comprei, tem folha de palmeira e um pendão com flores que parecem mini orquideas rosa escuro

  6. Erica disse:

    Muito legal, gostei das dicas!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s