Passo a passo: como reformar sua planta velhinha

Queridos hortelões, hoje vamos falar sobre como reformar sua planta que esta antiguinha e apertada naquele vaso pequeno.

Neste passo a passo, a herborista Sabrina Jeha reformou uma muda de manjericão, porém podemos seguir este passo a passo para outros tipos de plantas.

O que você vai precisar?

– Vaso grande (maior do que a planta está atualmente) e com furos embaixo;

– Terra orgânica (adubada);

– Argila expandida, pedras brita ou cacos de telha;

– Areia para plantio (areia de praia jamais pode ser utilizada, ela contém sal e desidrata a planta!);

– Tesoura de poda.

©Ze Gabriel

Então, mãos à obra:

1. Retire cuidadosamente a planta do vaso, para isto é necessário, na maioria dos casos, quebrar/cortar o vaso. Se tentarmos retirar apenas puxando pelo caule, acabaremos abalando a raiz e causando grandes danos à planta.

 2. Com o auxílio da tesoura, faça uma poda de limpeza nos galhos, tornando-os mais curtos e com menor quantidade de folhas. Nesta hora, tome cuidado para não cortar as pequenas folhas que saem de cada ramo (veja na foto abaixo o ponto exato que deve ser realizada a poda), pois esta é a região de onde sairão as novas ramificações.

 

3. Realize também a poda das raízes que estiverem sobressaindo ao torrão, tomando sempre cuidado para mexer o menos possível neste.

©Ze Gabriel

O resultado da limpeza é este…

©Ze Gabriel

4. Agora é o momento real do transplante. Faça uma cama com as pedras, o suficiente para cobrir o fundo do vaso. A seguir, coloque uma camada de areia, suficiente para cobrir as pedras e, após isto, coloque uma camada de terra orgânica. Nesta hora, é necessário verificar qual a altura que a muda ficará no vaso, lembrando que ela deve ficar ligeiramente nivelada à borda do vaso. Se for necessário, acrescente ou retire um pouco de terra, lembrando que o torrão não deve ficar acima da borda e nem muito abaixo. Agora é só preencher o entorno com mais terra. Conforme for adicionando a terra, vá fazendo furos com o dedo no entorno do torrão, para que os buracos sejam preenchidos.

O resultado é este…

©Ze Gabriel

5. Agora é só caprichar na rega, sendo que esta primeira deve ser mais intensa. Regue até começar a sair água pelos buracos do vaso. As restantes devem ser moderadas, regando apenas quando a camada abaixo da superficial estiver seca.

 Depois de 15 dias, olhem só o incrível resultado! O manjericão cresceu bastante e multiplicou a quantidade inicial de folhas.

©Ze Gabriel

 Fácil, não!? Que tal colocar tudo isto em prática e reformar aquela sua planta antiga?

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em manjericão, Passo a passo, poda, Sabrina Jeha, Sem categoria, transplante e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Passo a passo: como reformar sua planta velhinha

  1. Pingback: A importância de um solo saudável | Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda

  2. Tania Mara disse:

    Boa noite!
    Tive um antúrio com bonitas folhas mais de oito anos, mas, entrei em obra e algumas plantas morreram, ñ havia lugar apropriado para elas. O antúrio ficou sem folhas e pensei que a tinha perdido, mas assim mesmo troquei de vaso coloquei terra com húmus de minhoca e aguardei meses e nada. Um belo dia nasceu uma folhinha que por meses e meses continua do tamanho de uma moeda de 0,50 centavos. O vasinho que ela esta é redondo com 10 cm de diâmetro e 7cm de altura? Mantenho úmido o vaso e coloquei uma tampa de vidro alta na boca do vasinho para servir de estufa. O que mais posso fazer?

    Antecipadamente agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s