Catadores de Sementes

Sabrina Jeha

Catadores de sementes ©Sabor de Fazenda

As sementes sempre foram um mistério para mim: como estruturas tão pequenas podem conter as informações de toda uma vida? Suas formas tão variadas me fascinam! Sempre fui uma curiosa e uma coletora de sementes. Havia uma época em que plantava todas as sementes recolhidas e para minha alegria e desespero elas brotavam! Onde plantar tantas plantas diferentes que nem identificação tinham!? Ao longo dos anos fui domando essa vontade de coletar todas as sementes possíveis e imaginárias que encontrava e fui fazendo coletas seletivas apenas de árvores que conhecia, como ipês amarelos maravilhosos ou sementes de acerolas e pitangas saborosas.

Ao longo desses anos de trabalho na Sabor de Fazenda, percebi que são muitas as pessoas que amam catar sementes, de tempos em tempos somos agraciados por mudas, pacotinhos ou sementes lindas que chegam sem identificação, mas cheias de histórias. Um dos presentes mais lindos que ganhei foi uma caixa, via SEDEX, cheia de sementes de árvores nativas, cada uma com um formato diferente, com um jeito próprio de poder se dispersar na natureza.

Consigo identificar um catador de semente de longe, seja pelas fotos no instagran, pelos posts ou curtidas no Facebook, pelos assuntos num bate papo em uma fila, enfim sementes dão muito pano para manga.

A ideia deste post surgiu numa viagem para a praia, quando depois de uma noite e um dia de chuva forte, apareceram sementes dos mais variados tipos espalhadas pela areia, redondas, ovais, aladas, com carne, algumas meio roídas por peixes ou pássaros. Em 3 metros de caminhada a beira do mar, avistei mais de 8 espécies diferentes de sementes! Na hora me bateu uma vontade enorme de identificar uma a uma e colocá-las para brotar. Será que durante um, dois ou sabe-se lá quanto dias elas ficaram à deriva até que a maré alta da lua cheia as cuspisse para fora do mar elas iriam brotar?

Catadores de sementes ©Sabor de Fazenda

Catadores de sementes ©Sabor de Fazenda

 Tudo começou com algo que nunca tinha visto antes, a primeira vista estava mais para um escaravelho do que para uma semente. Fiz uma rápida enquete entre os presentes e não tivemos dúvida, aquela estrutura era uma semente. Foi só chegando no viveiro e mostrando para os biólogos presentes que o mistério se desfez: nem semente, nem besouro…aquele ser estranho era um saco de ovos de tubarão ou raia! Mesmo com toda a terra boa não iria brotar mesmo!!!

Saco de ovos de tubarão ou raia ©Sabor de Fazenda

Saco de ovos de tubarão ou raia ©Sabor de Fazenda

Agora nos restam as sementes verdadeiras, estas já estão lá no nosso berçário, vamos ver no que vai dar? Aguardem!

Você é um catador de sementes? Divida sua história com a gente!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Sabrina Jeha, Sem categoria, sementes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Catadores de Sementes

  1. Mônica Lemos Montenegro disse:

    Maria Tereza gostaria de duas mudas da moringa para plantar no meu quintal. Tenho muitas sementes de ipe amarelo e rosa. Sou de são paulo e posso buscar. Grata

  2. maria tereza bende disse:

    Gente, estou muito feliz hoje, pois encontrei esta árvore na mata e não consegui me separar dela, tive de levar flores e sementes para casa, como se ela tivesse algo a me dizer, pesquisei muito até um dia encontrar uma árvore em frente a uma casa de moradores antigos, então foi-me passado o nome de moringa oleífera, qual não foi minha surpresa ao encontrar centenas de reportagens populares e científicas que me deixaram encantada e estarrecida ao mesmo tempo. Estou repassando e avisando que tenho as sementes e farei mudas para doação…

    Moringa Oleifera
    Moringa Oleifera, árvore dos milagres, identificada pela ciência como a planta com a mais alta concentração de nutrientes que se conhece na natureza. Altamente medicinal, também identificada o alimento com a mais alta concentração de antioxidantes. Contém substâncias anti-cancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, reguladoras do…
    http://WWW.YOUTUBE.COMGente, estou muito feliz hoje, pois encontrei esta árvore na mata e não consegui me separar dela, tive de levar flores e sementes para casa, como se ela tivesse algo a me dizer, pesquisei muito até um dia encontrar uma árvore em frente a uma casa de moradores antigos, então foi-me passado o nome de moringa oleífera, qual não foi minha surpresa ao encontrar centenas de reportagens populares e científicas que me deixaram encantada e estarrecida ao mesmo tempo. Estou repassando e avisando que tenho as sementes e farei mudas para doação…

    Moringa Oleifera
    Moringa Oleifera, árvore dos milagres, identificada pela ciência como a planta com a mais alta concentração de nutrientes que se conhece na natureza. Altamente medicinal, também identificada o alimento com a mais alta concentração de antioxidantes. Contém substâncias anti-cancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, reguladoras do…
    http://WWW.YOUTUBE.COM

  3. almadesperta disse:

    eu também costumava catar sementes e plantar sem saber o que eram 🙂 seus formatos são interessantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s