Será que todas as plantas têm sementes, flores e frutos?

Olá, pessoal.

Hoje iremos falar sobre botânica pura! Não se assustem, será super legal e esclarecedor! Sempre vemos o pessoal se espantando ao descobrir que determinada planta possui flores ou frutos. Será que tal planta que tenho na minha horta dá frutos, flores e sementes? Pois bem, vamos esclarecer tudo isto agora.

Vamos à primeira questão, todas as plantas tem sementes?

Não, algumas se reproduzem por esporos, ao invés de sementes. Na botânica, podemos agrupar as plantas de acordo com a presença (Fanerógamas) ou ausência (Criptógamas) de sementes. A maioria das plantas que temos na nossa horta e jardim apresentam sementes, porém cavalinhas (Equisetum sp.), avencas, xaxins e samambaias não possuem. Ao olharmos a face inferior da folha da samambaia podemos ver suas bolsas de esporos (são aquelas bolinhas aveludadas). Este grupo de plantas, qual inclui cavalinhas e samambaias, também não possui flores.

Local de formação dos esporos na cavalinha (Equisetum hyemale) ©Sabor de Fazenda

Local de formação dos esporos na cavalinha (Equisetum hyemale) ©Sabor de Fazenda

A semente é resultado da fecundação do óvulo, ou seja, é oriunda da reprodução sexuada da planta, mas antes de surgirem as sementes, a flor se faz presente. É dentro da semente que se forma o embrião que germinará no tempo certo.

Pra não dizer que não falei das flores…Toda planta que tem semente tem flor?

Sim. Porém o grupo das araucárias e pinheiros (grupo das Gimnospermas) possuem flores diferenciadas, são aquelas estruturas que chamamos de pinhas. Já as demais plantas (grupo das Angiospermas) apresentam as flores naquele formato que tanto conhecemos.

As flores são estruturas reprodutivas, elas abrigam os gametas femininos e masculinos, ou seja, são relacionadas à reprodução sexuada (produção de sementes). Existem plantas que possuem ambos os sexos no mesmo indivíduo, podendo ser na mesma flor ou não, e têm plantas que possuem os sexos separados, ou seja, a planta possui apenas flores masculinas ou apenas flores femininas. A abóbora possui flores masculinas e flores femininas na mesma planta, já o girassol possui na mesma flor o aparelho reprodutivo masculino e feminino, porém estas flores não podem ser consideradas hermafroditas, pois não há produção de gametas masculinos, portanto não há auto-fecundação. Já o mamão é um exemplo de uma espécie que possui apenas um dos sexos em cada indivíduo, ou seja, existe mamão fêmea e mamão macho, sendo que o macho não produz frutos (*os gametas femininos são fixos na planta, somente os masculinos (pólens) têm mobilidade, via vento ou animais).

Todas as plantas que produzem flores possuem frutos?

Não, algumas plantas, como araucárias, pinheiros e sequoias, não possuem frutos carnosos para proteger o embrião (as sementes), suas sementes são chamadas de nuas. Somente teremos nossa planta produzindo frutos quando ela for polinizada, ou seja, fertilizada. O fruto nada mais é do que uma estrutura de proteção da planta para garantir que as sementes somente sejam liberadas quando elas estiverem prontas, limitando a predação por parte dos animais. A natureza é muito inteligente, quando as sementes ainda não estão prontas para serem dispersas para germinarem, os frutos são verdes e apresentam um gosto ruim e oferecem aquela sensação de “amarrar a boca” (como o caju) para os animais, somente quando houve a maturação das sementes é que os frutos ficarão maduros e saborosos para os animais se alimentarem e dispersarem estas relíquias. Legal, não!?

Por que não vemos as flores e os frutos de muitas espécies que convivemos no nosso dia a dia? Vamos as principais causas:

  • Algumas flores são raras e precisam de condições muito específicas para florescerem que, muitas vezes, não possuímos, como um clima de altitude. A sálvia e lavanda-francesa são bons exemplos disto;
  • Considerando a horta, acabamos colhendo muitas hortaliças antes de surgirem suas flores, como no caso das alfaces, beterraba e cenoura;
  • Algumas espécies apresentam flores e/ou frutos durante um período tão curto do ano que, se não estivermos presentes e atentos ao nosso jardim, perdemos este florescimento e/ou frutificação;
  • Muitas plantas não chegam a completar seu ciclo de vida, ou seja, acabam morrendo antes de se reproduzirem (produzirem sementes).

Toda planta que têm frutos têm sementes? 

Na teoria, sim. Mas e aqueles frutos que vemos sem sementes? Algumas vezes a planta pode produzir frutos sem haver a fecundação, sem formação das sementes (embriões). Tem planta que só produz frutos sem sementes (nossas bananas comerciais) e tem outras que produzem frutos deste jeito em alguns momentos. Este tipo de produção de frutos sem sementes é chamado de paternocarpia (frutos paternocárpicos). Esta partenocarpia pode ser induzida, como podemos ver pela crescente oferta de frutos sem sementes no comércio. As plantas que nunca produzem sementes reproduzem-se por brotamento de rizoma (raiz) ou ramos, reprodução assexuada.

Vejam algumas flores de plantas conhecidas do nosso dia a dia…

Glossário rápido:

  • Angiospermas: este grupo abriga a maior variedade de espécies vegetais existentes (aproximadamente 71%). As plantas pertencentes a este grupo possuem sementes, flores e frutos carnosos.
  • Gimnospermas: são plantas que produzem sementes, mas não apresentam frutos.
  • Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

 Conseguimos esclarecer algumas dúvidas?

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em flores, frutos e sementes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Será que todas as plantas têm sementes, flores e frutos?

  1. Marcos disse:

    Sabor de Fazenda, Eu planto capuchinha, cosmos, tagetes aqui no jardim de casa e dá flor mas não gera sementes, o que poderá ser. As sementes são da Isla.

  2. Tatiane disse:

    Gabi, amei seu site. Parabéns pelo excelente trabalho. As postagens são claras e bastante úteis. Meu problema é que eu tenho algumas plantas que nunca deram flores. Minha arruda e minha quebra demanda nunca param de ter novas folhas, inclusive preciso de dicas de poda, pois elas estão se verticalizando demais., mas nunca dão flores. Soube inclusive aqui no seu site que elas davam flores! Minha arruda já ta com mais de 1.50m de altura, mas nada de flor. Enfim, gostaria de saber por que elas não estão florindo e aproveitar e ter dicas de poda de ambas. O que pode ser a razão do não floramento?

    • Olá, Tatiane. Tudo bom? Fico muito feliz de saber que gostou do nosso blog e das dicas, seja sempre bem vinda. Provavelmente, está faltando sol, por isso ambas não florescem e ficam bem altas/estioladas. Se for possível, mude de local. Grande abraço, Gabi

      • Tatiane disse:

        Obrigada pela dica, Gabi. Todas elas tomam sol indireto, filtrado pela janela, mas tomam pelo menos 4h de sol diário. Como eu posso poda-las? Alguma dica? Eu vi uma postagem sua sobre podas, mas eu não sei se se aplicam a todas as plantas. Eu não consigo encontrar o ponto de bifurcação nelas. Esse critério serve para qlquer planta?

      • Tatiane, tudo bom? pode fazer a poda igual a poda que indico do manjericão, acima do local onde as folhas se abrem e ramificam. O corte é na horizontal, não precisa ter receio. Se quiser mandar alguma foto, por favor, me envie (sabordefazenda@sabordefazenda.com.br). Abraços, Gabi

  3. inacioqueiroz disse:

    Uma pergunta: é lenda que existem frutas que só geram uma nova planta caso sejam plantadas sem serem chupadas ?? Grato.

  4. Camilla disse:

    Muito didático esse post! Todas as coisas básicas que aprendemos na escola e não guardamos porque era um monte de nomes difíceis e parecia tão abstrato. Parabéns

  5. Joana Rodrigues disse:

    Adorei e estou a tirar mtas boas notas muito obrigada comprimentos

  6. Simone Cristina disse:

    Flores lindas que as vezes nem sabemos que tem! Adorei a Flor do Maracujá.

  7. Rose disse:

    de todas aí, eu só não sabia da beterraba e do hortelã, vou deixar meu pé de beterraba dar sementes…muito esclarecedor, gostei muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s