Por que as flores surgem na Primavera?

Cipó de São Miguel ©Sabor de Fazenda

Vivemos em uma região tropical, aqui não temos as quatro estações tão marcadas como em alguns outros lugares do mundo, atualmente até dizemos que temos apenas dois períodos do ano, um frio e seco e outro quente e chuvoso. Porém, apesar disto, a primavera ainda é um marco para o florescimento de muitas plantas. Ela a transição de um período frio do ano para um muito mais quente. No inverno, as plantas economizam energia, investindo menos no crescimento e produção de folhas (em muitas plantas as folhas secam e só se renovam na primavera) e, muitas delas, passam este período em dormência. Além das baixas temperaturas, a menor umidade inibe o florescimento e a atividade dos agentes polinizadores. Portanto, a primavera é o período em que clima favorece o florescimento, oferecendo também melhor solo e temperatura para o desenvolvimento da planta.

Essa época também é uma preparação para o surgimento dos frutos, é um período que os animais polinizadores estão em plena atividade. Nos períodos mais quentes do ano, são diversos animais que polinizam as flores, como abelhas, borboletas e pássaros, porém no inverno vemos mais pássaros em atividade, devido a resistirem mais ao clima frio. Quando começa a subir a temperatura, a atividade metabólica dos insetos também começa a subir, realizando-se mais polinizações e, por isto, a estação seguinte (verão) é caracterizada pela presença marcante de frutos. Com isto, os insetos não tão bem vindos também se tornam mais presentes. Se o inverno é um período propício ao surgimento de doenças (como oídio e míldio), o verão é caracterizado pela maior presença de pragas (como pulgões e lagartas).

Mas todas as plantas só florescem na primavera?

Não, existem diversas plantas que são mais resistentes ao frio e são capazes de florescerem nesta época. Como os dias frios são mais curtos vemos espécies chamadas de plantas de dias curtos florescerem mais nesta época. Alguns exemplos são: cerejeira, hortênsia e lavanda.

Quais as plantas que florescem na primavera?

São plantas de dias longos (maioria), ou seja, plantas que precisam de uma incidência diária de sol maior (mais horas expostas ao sol). Nesta época, os dias já vão se tornando mais longos, até chegarmos ao ápice no verão.

Como as plantas sabem o momento mais propício para o florescimento?

Não existe apenas um fator responsável por este start no florescimento, porém podemos citar o aumento da temperatura, umidade e das horas de sol do dia (fotoperíodo) como principais responsáveis.

Vimos que existem plantas que precisam de dias longos e outras que precisam de dias curtos para produzirem flores, porém temos aquelas que são consideradas neutras, ou seja, florescem independentemente da quantidade diária de luz solar, são exemplos a alamanda (Allamanda cathartica) e rabo-de-galo (Celosia argentea).

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em flores, Primavera e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s