Problemas do excesso de adubo para frutificação de legumes e outras hortaliças

Todo hortelão sabe que adubar é essencial para ter uma horta bonita e vistosa, porém o excesso de adubo ou a escolha do adubo errado pode trazer alguns problemas, principalmente quando queremos cultivar os frutos.

Os adubos que mais usamos nas hortas orgânicas, como húmus de minhoca, composto orgânico, torta de mamona e bokashi, são ricos em nitrogênio (N). Este macronutriente é responsável por promover o crescimento das folhas, aumentando seu tamanho e as deixando com coloração mais forte, ou seja, ele ativa a fotossíntese. Porém, como cita nosso mestre Raul Cânovas: “Plantas que crescem em solos com excesso em nitrogênio florescem e frutificam menos, têm suas raízes pouco desenvolvidas e são propensas ao ataque de pragas”. 

Sentimos este problema na prática estes dias. Plantamos duas mudas de abobrinha italiana no mesmo dia, porém em locais diferentes. O canteiro onde foi plantada uma das mudas é mais raso e apresenta uma terra mais equilibrada, devido a frequente adubação com torta de nim (foto da esquerda), sem excesso de macronutrientes, já a outra foi plantada em um saco de plantio, qual foi recém-adubado e possuía substrato rico em nitrogênio (foto da direita). Vejam a diferença de tamanho delas depois de uns dias do plantio!

A muda da direita logo floresceu e apresentou os primeiros frutos, porém eles não foram para frente e apodrecem logo pequenos (veja na foto abaixo). Já a muda com solo mais equilibrado está começando seu florescimento e acreditamos que dará frutos suculentos e saudáveis.

Abobreira ©Sabor de Fazenda

Abobrinha ©Sabor de Fazenda

O que fazer para produzir frutos comestíveis, então?

1. Utilize adubos que tenham maior proporção de fósforo (P), como farinha de osso, qual promove a floração e frutificação. O potássio (K) também é importante para o desenvolvimento de flores e frutos mais firmes e resistentes, ele pode ser oferecido ao solo, de maneira orgânica, através do uso das cinzas de madeira. Lembrando que o N-P-K que vemos frequentemente a venda é um fertilizante mineral, ou seja, não é orgânico.

2. Maneire nos adubos ricos em nitrogênio.

3. Não se esqueça da rega, para frutificar é importante que não falte água.

4. Utiliza torta de nim, pois ela tem a capacidade de equilibrar os componentes do solo.

Lembramos que o nitrogênio é muito importante para a horta e não pode faltar, ervas, temperos e hortaliças folhosas, de modo geral, gostam de terra bem adubada com este nutriente. Ok!?

Referências bibliográficas:

Cânovas, R. 2008. Um Jardim para Sempre: Manual Prático para Manutenção de Jardins. São Paulo: Estação Liberdade. 152 pp.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em adubação, cuidados do solo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Problemas do excesso de adubo para frutificação de legumes e outras hortaliças

  1. Jr. disse:

    Sempre tenho uma hortinha caseira no quintal de casa, mas até o momento não tinha essa preocupação em detalhes sobre adubação, porém, fazia a adubação com esterco de gado. Hoje comprei um adubo granulado chamado ” 25 20 ” a unica informação que tive. Afinal, como usa-la em horta de cebolinha verde, salsinha, etc ?

  2. Aline disse:

    Gostei do post!
    Eu estou com um problema na minha horta de rucula e alface. Já faz 70 dias que plantei a semente e ela ainda so tem uns 5 cm de altura. Eu nao sei o que devo fazer. Poderia me ajudar?

  3. Muito bom! Não sabia dessas informações.

    Só uma questão: Por que o NPK é nocivo, se ele tem nada mais, nada menos que a química que as plantas precisam: Nitrogênio, Fósforo e Potássio?

    • Olá, Edson. O primeiro perigo do uso do NPK não é para as plantas e sim para nós. Ele é um produto que apresenta toxicidade, nos rótulos você pode ver que está escrito coisas do tipo “pode provocar irritação aos olhos, nariz, garganta e pele” ou “a inalação de vapores pode causar irritações no trato respiratório superior, náuseas e suave irritação dérmica podem ocorrer” e para a natureza de modo geral também é perigoso, pois pode contaminar cursos de águas tornando-os saturados e com possibilidade de contaminação da fauna e flora. Já o produto orgânico não tem nenhum destes problemas, pois são de origem vegetal. Conseguimos tirar sua dúvida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s