Temperos fresquinhos sempre à mão: plantio conjunto

Se você tem pouco espaço em casa e não quer abrir mão de ter temperos variados sempre verdinhos e frescos por perto, a solução é o plantio conjunto de algumas espécies. Assim, mesmo que você tenha pouco espaço, conseguirá ter uma boa diversidade de temperos para elaborar pratos variados.

Uma sugestão nossa é o plantio das ervas do Mediterrâneo, como elas têm origem na mesma região elas apresentam necessidades parecidas. Mas quais são elas? As espécies mais conhecidas e utilizadas na culinária são alecrim, tomilho, manjericão, manjerona, orégano, sálvia, segurelha, entre outras.

Esta jardineira tem 80 cm de comprimento e está plantada com cinco ervas do Mediterrâneo.

Sem título

Cuidados ao fazer o plantio conjunto: 

– Tente escolher plantas que tenham necessidades parecidas, como quanto à umidade do solo e luminosidade;

– Mescle espécies que tenham portes diferentes quando adultas, mas também não vá plantar um arbusto ou árvore que adquira grande altura em um vasinho, hein! Na foto acima, podemos ver que temos o manjericão e o alecrim, de porte maior, seguido pela sálvia, porte mediano, e o tomilho e o orégano, mais rasteiros. Isto melhora a circulação de ar e luminosidade. Não plante uma espécie de grande porte no meio do vaso ou jardineira, pois quando ela crescer fará sombra no vaso inteiro, note na foto que o alecrim e manjericão estão plantados nas pontas;

– Maneirar na rega é o pulo do gato, isto propiciará que todas as mudas cresçam saudavelmente. Como elas ficarão bem próximas,  tenderão a manter maior umidade do que se plantadas individualmente;

– Outro ponto que levará ao sucesso do plantio conjunto é a poda (ou melhor… a colheita), quando as plantas ficam muito folhosas elas acabam abafando umas as outras, podendo desenvolver doenças (devido a maior umidade). Isto é mais propenso acontecer no inverno. Quando uma planta está sombreando a outra possivelmente as folhas protegidas do sol ficarão amareladas ou secarão. Portanto, a dica aqui é somente plantar o tempero que você gosta e frequentemente usa!

– Atenção ao espaçamento: o mínimo entre uma erva e outra é 10 cm de distância! Quanto mais espaço você der mais elas se desenvolverão;

– Escolha plantas com ciclo de vida mais longo, como bianuais e perenes, por exemplo, as ervas do mediterrâneo. Salsinha, cebolinha e hortaliças, além de se darem melhor quando plantadas sozinhas, têm vida mais curta e você acabará sempre com um espaço vazio no vaso;

– Prefira não misturar plantas rasteiras que se espalhem por todo espaço com as demais ervas, pois ela poderá sufocá-las. Por exemplo, não coloque capuchinha, nem hortelã.

– Não plante plantas com rizomas, tubérculos e cormos juntamente com as outras ervas. Além de elas precisarem de mais profundidade, necessitam também de mais espaço lateral.

Agora mãos à terra!!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em alecrim, cebolinha, ervas do mediterrâneo, horta vertical e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Temperos fresquinhos sempre à mão: plantio conjunto

  1. auria Santana disse:

    foi de grande valia essa explicação adorei vou cuidar melhor dos meus condimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s