Hana o quê?…Hana-nirá!

Quem não conhece o nirá (Allium tuberosum) vai se surpreender com suas folhas com leve sabor de alho. Esta curiosa planta é do mesmo gênero que a cebola, cebolinha, alho-poró e alho, portanto também forma bulbos. Porém, diferentemente do alho, cebolinha e cebola, suas folhas são achatadas (e não tubulares). Mas o que ele tem a ver com o hana-nirá!? Calma, vamos explicar…

IMG_6043

Talvez você já tenha visto esta belezura em algum lugar ou ouvido falar sem saber o que é…pode também até ter confundido com sua parente cebolinha. Mas vamos desvendar este mistério!

Hana_nira (2)

O hana-nirá nada mais é do que o pendão floral do nirá. Esta estrutura tem formato diferente das folhas, apresentando formato tubular, similar à cebolinha, e dela saem os buquês de flores. Estes pendões são muito apreciados na Ásia, principalmente na culinária japonesa e chinesa, sendo que eles têm um sabor mais suave e menos fibroso que as folhas.

O hana-nirá é consumido quando a bolsa de onde emergem as flores ainda está fechada (foto acima). Se a colheita demorar a ser feita, logo aparecerão as flores.

Nira (6)

Onde podemos usá-los? Existem vários pratos tradicionais asiáticos que levam esta iguaria, como a guioza. Porém podemos também fazer um delicioso risoto de cogumelos e adicioná-los ou simplesmente fazê-lo refogado com um pouco de shoyo….huuum

O cultivo do nirá é simples, muito sol (acima de 4 horas diretas), um solo levemente úmido e arenoso e adubação a cada 40 dias. Porém, quem gosta de atacar nosso queridinho é o pulgão, por isto previna incorporando ao solo um pouco de torta de nim e deixe também que as joaninhas façam seu trabalho. Você pode cultivá-lo em vasos, jardineiras ou diretamente no chão, porém se quiser produzir uma quantidade razoável e mais frequente de hana-nirás opte por jardineiras extensas ou canteiros com várias mudas. Cada touceira pode produzir até 10 pendões florais por vez, porém o mais frequente são menos. Ele gosta de um clima ameno, porém tem boa resistência ao frio.

Agora que já sabe como cultivá-lo é só esperar os pendões surgirem e se deliciar. O hana-nirá demora entre 80 a 100 dias para emergir.

Mãos à terra!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

*Neste próximo sábado (24/01 das 9h00 – 13h30) teremos o curso Jardinagem Gastronômica com Silvia e Sabrina Jeha no viveiro Sabor de Fazenda. Venham aprender a identificar, cultivar e utilizar na culinária diversas ervas e temperos. Maiores informações (11) 2631-4915. 

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Nirá, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Hana o quê?…Hana-nirá!

  1. Nilde machado disse:

    Gostaria de plantar, mas aqui no estado não tem. É semente?

  2. MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR disse:

    Boa noite! Vcs vendem mudas de Nirá? Enviam para Salvador? Quais os preços?

  3. Adriana disse:

    Olá gostaria de contato de produtores de hana_nirá, grata Adriana

  4. Joana Azeredo disse:

    Gostei, muito interessante!!

  5. Neusa disse:

    Tenho uma dúvida. Qual o verdadeiro nira. O de flores brancas ou roxas. Minha mãe ganhou e descobrimos q cada uma floresceu com cores diferentes e agora ela ficou com medo de consumi-los.

  6. Deise Barbosa disse:

    bom dia! O nirá pode ser usado em geleia? Já viu algum bom resultado……ele combina com alguma fruta em especial?

  7. Ana Valle disse:

    Como combater os pulgões?

  8. José Fernando Aguiar disse:

    Espetacular. Sabor suave que agrega muito nos regigados, omeletes. ..etc…Obrigado

  9. Francisco disse:

    Boa niote ei tenho interesse de compra o hana nira….11947444702

  10. Obrigada pela explicação! Encomendei um maço de nirá, achando que era o mesmo que hana-nirá, que eu adoro… quando vieram as folhas, me surpreendi, pois não conhecia a diferença. Agora entendi! Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s