Por que a hortelã não gosta de vizinhos?

Demorou um pouco, mas voltamos a falar de plantas antagônicas. Nosso primeiro post sobre alelopatia (plantas antagônicas e companheiras) foi este aqui. Quem não conhece muito bem o tema vale a pena ler.

Hoje vamos falar mais especificamente sobre o efeito das mentas/hortelãs no nosso jardim. As espécies do grupo das mentas (Mentha sp.) não são boas companheiras, ou seja, quando as plantarmos juntamente com outros tipos de plantas elas podem acabar morrendo ou matando as plantas vizinhas. Isto acontece pelo fato de suas raízes serem invasoras, pois crescem e espalham-se muito rapidamente e acabam, por fim, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.

Hortelã (1)

 

Apesar disto, a presença delas em nossa horta é muito bem vinda, pois elas liberam substâncias voláteis (óleos essenciais) no ambiente, quais possuem o efeito repelirem insetos. Seus óleos são capazes de deixar mosquitos, moscas e formigas longe da horta.

Como solucionar este impasse?

Cultive sempre as mentas em vasos ou canteiros isolados. Aqui no viveiro nós cultivamos nossas hortelãs-mães (matrizes) em canteiros isolados:

Canteiro das mentas ©Sabor de Fazenda

Canteiro das mentas ©Sabor de Fazenda

Além de plantá-las na horta você pode fazer saquinhos de tecido e colocar suas folhas ligeiramente cortadas nas áreas infestadas pelos insetos. Se não tiver a erva fresca, utilize a seca, pode ser até os saquinhos de chá.

Sara Alway, em seu livro Soil Mates – Companion Planting for Your Vegetable Garden, diz que hortelã e beterraba são boas companheiras, desde que a hortelã seja plantada em um vaso e no entorno plante-se as beterrabas. Vejam que legal a sugestão:

IMG_6556

Repelente corporal natural

Você pode fazer em casa seu próprio repelente, basta misturar 5 parte de álcool de cereal para 1 de óleo essencial (não essência!) de hortelã, agitar bem e já está pronto para passar no corpo. A durabilidade é bem menor, aproximadamente 15 dias, depois disto jogue fora a mistura.

Leitura complementar:

Alway, Sara. Soil Mates – Companion Planting for Your Vegetable Garden, 2010.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em alelopatia, hortelã, plantas antagônicas, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

54 respostas para Por que a hortelã não gosta de vizinhos?

  1. Isla disse:

    Bom dia, eu posso plantar a hortelã comum no mesmo vaso que a hortelã pimenta? Ele é grande o suficiente para as duas plantas

  2. Jacenira Moraes disse:

    O grilo come as folhas e o grelo das minhas suculentas e por esse motivo demoram da flor, tem alguma erva repelente q eu possa plantar junto pra acabar com os malditos gafanhotos?

    • Olá, Jacenira. Tudo bom? Não tem nenhuma planta, que eu conheça, que afaste os grilos e gafanhoto. A opção é aplicar óleo de nim nas plantas por 4 semanas seguidas, uma vez por semana. Grande abraço, Gabi

  3. Jacenira Moraes disse:

    Eu gostei muito sobre as dicas sobre as ervas, eu planto as minhas em vasos separados e com a dica vou continuar assim. Obrigado

  4. Diana disse:

    Qual o adubo ideal pra hortelã

  5. Laura Barros disse:

    Meu hortelã está plantado próximo a uma samambaia. O que devo fazer? Ele está se espalhando muito e lindo. Fazia muito tempo q plantava e morriam, não quero perdê-lo.

  6. Ruth disse:

    Valeu a dica , meu Hortelã estava morrendo junta com outras plantas vou seguir a dica

  7. ronaldo disse:

    Tomei conhecimento do Blog e achei muito interessante.

  8. Maria Cecília disse:

    Adorei as dicas! Entendi porque minha hortelã nunca ia para frente, mas agora sei que vão. Obrigada.

  9. Adriane disse:

    Olá Gabriella!

    Estou com uma jardineira com hortelã plantado dentro do meu apto, ela está linda quando comprei a muda, agora vejo que depois de agoar a terra seca e fica dura, porque isso acontece? A terra eu comprei pronta no Carrefour.

    • Olá, Adriane. É comum a terra ficar assim, o ideal é você cobri-la com cobertura vegetal morta, isto minimizará a compactação do solo e a perda de água. Você verá que a manutenção será menor. No momento, você pode afofar esta terra com uma colher, tomando cuidado para não pegar as raízes da planta. Abraços, Gabi.

  10. Leonor Donati disse:

    Como fazer óleo essencial de hortelã?

  11. Sisuleiman disse:

    Não sabia isso da hortelã. Às vezes as plantas secam e não sabemos o por quê!

  12. Carmen disse:

    Amei saber dicas sobre a hortelã. já tentei cultivar várias vezes por ultimo havia conseguido, más fui retirar uma planta que estava junto dela e acabei matando. Vou começar tudo de novo e creio que desta vez vai dar certo.

  13. Helena disse:

    Como faço para cultivar tomilho, gosto muito mas já plantei algumas vezes e morre com facilidade.

  14. safira disse:

    Mudei de casa para apartamento…mas levo sempre hortelá. Adoro chás e uso em sucos e comidas. E realmente já tentei plantar perto de outras e não deu certo. adorei a explicação sobre os temperos tbem. Cultivo o uso fresco de ervas e hortaliças.

  15. Ester disse:

    Olá acabei de conhecer o site e adorei…
    Gostei muito de saber sobre a Hortelã, pois tenho uma muda que está bem pequena e que espero ela crescer ansiosamente.

  16. Dilva de Carvalho disse:

    Como cuidar da lavanda? As minhas secam e morrem.

    • Olá, Diva. Tudo bom? As lavandas gostam de muito sol (o idela são 5 horas de sol direto e diário), porém não gostam de muita umidade. O solo deve ser levemente arenoso, por isto, plante em substrato com 1/3 de areia. Atenciosamente, Gabriela.

  17. Dilva de Carvalho disse:

    Estou com dificuldade de manter a plantação de lavanda. Ela gosta de sol? água?

  18. Mário Martins disse:

    Estou a procura de agrião do Líbano. Vocês sabem onde posso encontrar?

  19. marinei disse:

    Maravilhoso,cultura. ,aproveito para toda familia e amigos .custo 0 .obrigada

  20. Verdade! Eu tinha um é de hortelã plantado com outras ervas e nada sobreviveu.

  21. Virginia Nalva disse:

    Boa dias amei o site.
    por que não consigo manter viva as mudas da planta catinga de mulata (como chamamos aki no Pará) ou macassa na Bahia.

  22. Aparecida D.D.Resendes disse:

    Grata pela dica!

  23. constansa becker disse:

    Agora entendo porque minhas mentas não vingam, vou tentar no vaso, obrigada. Também não consigo manter a arruda e o alecrim.

  24. Mary disse:

    Meu comentário a respeito do site é que ele é ótimo. Mas, gostaria de saber porque o manjericão quando plantado em horta juntos com outros vegetais, apresenta manchas em suas folhas?

    • Olá, Mary. Tudo bom? Ele pode ser plantado junto com outros vegetais. O problema é que ele é propenso a larva minadora, quais mancham as folhas na coloração marrom. Para isto, plante espécies de famílias diferentes juntas e as das mesmas famílias separadas. Atenciosamente, Gabriela

      • Sandra Aparecida Soares de Souza disse:

        Olá, adorei as dicas. Mas, fiquei com algumas dúvidas: Já plantei hortelã várias vezes, até mesmo sozinho e depois de certo tempo morreu. Moro em apartamento e no local, dá sol por 6 meses e no outro não dá sol nenhum, será esse o problema? E falando em larva mineradora, descobri há pouco que ela está acabando com minha salsinha. Tenho manjericão também e já perdi muitos, agora faço assim, retiro alguns galhos, coloco na água até dar raízes e depois replanto, assim fico sempre com o manjericão. Então, como acabar com essa maldita larva mineradora?
        Obrigada,
        Sandra

      • Olá, Sandra. A falta de sol em determinados períodos do ano pode ser a causa da morte. Porém, se não houver poda, a hortelã também morre. Você pode realizar uma poda radical nela a cada 6 meses, se não colher muito. Já a larva minadora você consegue fazendo uma poda nas partes atacadas e aplicando óleo de nim semanalmente por 4 semanas seguidas. Qualquer dúvida nos escreva. Abraços, Gabi

      • Sandra Aparecida Soares de Souza disse:

        Obrigada, Gabi!

  25. Yasmin Santos disse:

    Oi, conheci o blogg hj, gostei, vou seguir e compartilhar. Sobre o hortelã, gostaria de saber se ele prefere sol ou sombra,; pq tenho dificuldades em manter minhas mudinhas . aguardo e agradeço.
    Yasmin

  26. Tatuzinha de Jardim disse:

    Olá! Você sabe dizer se o problema da hortelã é “apenas” de roubar nutrientes das outras plantas ou se ela também libera alguma substância “egoísta” na terra, capaz de fazer adoecer outras plantas? Obrigada!

    • Olá, não sabemos da existência de substâncias liberadas que possam limitar o desenvolvimento das plantas vizinhas. Porém ela possui rizomas, quais são fortes competidores de espaço e acabam limitando o crescimento da plantas vizinhas, ou seja, é uma questão de espaço. Atenciosamente.

  27. Deli Thomé disse:

    Amei a explicação obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s