A História dos Brotos e seus usos

Débora Morato

O cultivo de brotos é realizado desde a antiguidade, por vários povos do Oriente, como forma de ampliar a disponibilidade de vitaminas na alimentação. Durante séculos, inúmeras tragédias ocorreram a bordo das embarcações que cruzavam os oceanos em longas viagens, devido à falta de vitamina C na dieta dos navegantes, quase sempre à base de peixes e cereais. Esta carência provocava uma doença degenerativa chamada escorbuto, quase sempre fatal. Entretanto, alguns navegadores, como Capitão James Cook e os Fenícios (povo da região Fenícia – 1.200 a.C.), provavelmente dominavam a técnica de cultivo de brotos de cereais como forma de combater o escorbuto em suas viagens.

11033194_871024382958575_60909552974767764_n

Os brotos e as sementes germinadas são alimentos muito nutritivos e com baixíssimas calorias. De fácil preparo, enriquecem ainda mais o sabor dos pratos. Podem ser consumidos frescos, refogados, como tempero em molhos ou cozidos no vapor. Ficam prontos para o consumo em poucos dias, não necessitam de muito espaço e podem ser cultivado em casas e apartamentos independentemente das estações do ano.

Agora que você já conhece um pouquinho destes alimentos, que tal um preparar delicioso refresco girassol?

Anota aí a receita: 1 xícara de brotos de girassol recém germinado (logo após terem rompido a casca); 2 colheres de sopa de mel; 2 fatias médias de abacaxi; 2 xícaras de água gelada. Bata todos os ingredientes, menos o abacaxi, no liquidificador por alguns minutos. Peneire e acrescente as fatias de abacaxi e gelo. Hummm agora é só se deliciar 🙂

brotos_e_germinados1

Gostou? Quer aprender a fazer brotos e germinados? Então venha participar do nosso curso ‘Brotos e Germinados’ com a bióloga Débora Morato. Veja o conteúdo completo aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em brotos e germinados e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A História dos Brotos e seus usos

  1. maria julia disse:

    Gostei muito. você poderia me informar qual foram seus pontos de referencia para escrever? estou muito interessada e gostaria de mais informações sobre brotos,se puder me ajudar agradeço.

  2. Ari Rosa Júnior disse:

    Amei tudo que há de excelente informação por aqui – parabéns!!!
    Por gentileza, estou “atrás” de mudas, ou mesmo sementes, de manjericão tailandês – Thai. Há disponibilidade para venda e envio? Obrigado!!! Jr. (Ari Rosa Júnior – e-mail: arjguitarplayer@gmail.com) – Sorocaba/SP – CEP: 18078-005.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s