O que são sementes crioulas?

São sementes tradicionais, ou seja, elas foram mantidas e selecionadas por várias décadas através dos agricultores tradicionais (agricultura familiar). Estas sementes guardam em si a riqueza natural das nossas terras e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas.

Para celebrar e propagar o cultivo destas riquezas, existem diversas feiras de trocas de sementes crioulas, é muito legal e vale a pena participar, você irá descobrir muitas espécies novas. Infelizmente, para os hortelões das grandes cidades, estes eventos acontecem mais em cidades interioranas, onde a cultura das sementes é mais forte.

©Sabor de Fazenda

©Sabor de Fazenda

 

Outras classificações relacionadas às sementes:

Sementes sem defensivos: após a colheita as sementes não passaram por aplicação de inseticidas, neste caso não tem haver com um plantio orgânico ou não.

Sementes com defensivos: após a colheita as sementes foram tratadas com inseticidas para aumentar a durabilidade e assegurar seu poder de germinação, também não tem haver com um plantio orgânico ou não.

Sementes orgânicas: são sementes que vieram de plantas cultivadas organicamente, sem uso de pesticidas, inseticidas ou adubos químicos.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em dúvidas, Sem categoria, sementes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para O que são sementes crioulas?

  1. Pingback: VOCÊ CONHECE AS SEMENTES CRIOULAS? | Grupo de Agricultura Ecológica Kapi'xawa

  2. ronaldo disse:

    estou comprando uma chacara em peruibe e a terra e arenosa como possa
    trata-la gostaria de ter uma plantaçao comercialmente viavel organica qual o tamanho da area que precisona ter e quando tempo leva p/preparar terra corretamente e se eu tiver um tronco de bananeira que não tenha certeza que ela tem não agrotoxico posso por ela na terara para se de compor ou ela contaminaria a terra e dexaria de ser organica

  3. Pingback: Alimente-se de Orgânicos | Arte & Vida

  4. Pingback: Espaço Cozinha Viva | Instituto Ouro Verde

  5. marcus daishi mogi disse:

    boa noite gostaria de saber se sao sementes com modificacao genetica feito em laboratoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s