Planta curry (Helichrysum italicum): sabor do Mediterrâneo

Esta incrível planta cresce espontaneamente em diversas regiões do Mediterrâneo, como na Ilha de Corsega. Também chamada de erva-caril ou perpétua-das-areias, seu sabor é um enigma, ele é extremamente parecido ao sabor da especiaria curry (por isto seu nome). O curry especiaria que encontramos à venda nos mercados é que na verdade é um mix de temperos (geralmente contém feno-grego, cúrcuma, canela, cravo, sementes de coentro, mostarda, pimenta-do-reino e gengibre), então olhem o enigma…como a natureza fez uma planta com aroma e sabor parecido a uma mistura de especiarias criada pelo ser humano, ou vice-versa, como o ser humano conseguiu chegar tão próximo ao aroma e sabor de uma única planta através de uma mistura de temperos??  

Curry (Helichrysum italicum)

Curry (Helichrysum italicum)

Ela é uma herbácea de base lenhosa que forma um pequeno arbusto de 20 a 50 cm de altura. Ela prefere solos bem drenados, leves e arenosos, como as demais ervas nativas da região do Mediterrâneo. Gosta de calor e muito sol. Assim como a alfazema e a lavanda, é suscetível aos fungos, comumente suas folhas ficam pretas e a planta morre.

Você não precisa de muito espaço para cultivá-lo, você pode tê-lo em vaso (com no mínimo 20 cm de profundidade), tanto no chão quanto em horta vertical.

É uma erva intensamente aromática e saborosa, sendo que suas folhas podem ser usadas em sopas, assados (de carne ou legumes) e preparados de arroz, porém dose a quantidade, o sabor é intenso.

IMG_7598

O outro lado do aroma…

Lá fora (no Mediterrâneo) o curry é chamado de immortelle (sempre-viva), isto porque suas flores nunca murcham e nem perdem a coloração amarelada. Aqui em São Paulo nunca vimos ele florescer, talvez em regiões de maiores altitudes as flores consigam brotar. Este nome immortelle também é muito empregado para designar seu óleo essencial, qual é muito empregado na cosmética. Ele possui propriedades altamente antissépticas, além estimular a circulação local, mas sua principal fama é relacionada as suas propriedades antienvelhecimento.

Estas e outras ervas do Mediterrâneo fazem parte da nossa produção orgânica, conheça nossa variedade clicando aqui. Neste final de semana, além do viveiro, teremos mudas de curry a venda nas feiras orgânicas da Água Branca e Modelódromo. Para encomendar, ligue (11) 2631-4915.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas do mediterrâneo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Planta curry (Helichrysum italicum): sabor do Mediterrâneo

  1. Vera Costa Fogaça disse:

    Gente tao maravilhosas como voces nao podem deixar de ter abelhas nativas ,pois nao tem ferrao e seus méis sao espetaculares e infelizmente estao em extinçao , daí a necessidade disseminar seus ninhos e levar as pessoas a conhece-las ; alem de aumentar a produçao de frutos tendo elas como ” sócias”. O Brasil tem aproximadamente umas 6oo espécies de abelhas nativas espalhadas em seu território. O jornal Paladar do Estadao troxe a pouco tempo atrás matéria sobre seus méis. Bjss

  2. Vera Costa Fogaça disse:

    Li em um livreto da Universidade de Viçosa que quando a planta medicinal esta com outras e entao ela precisa “brigar” ou por espaço ou por nutrientes e água enfim seu princípio ativo aumenta e entao se ela estiver em um canteiro sozinha sem precisar ” fazer força” seu princípio ativo será muito reduzido. Bjs

  3. Pingback: Receita de Sal Aromatizado com Curry | Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s