Como deixar a horta bonita e aromática?

Olá, pessoal!!! Que alegria que a primavera chegou!! Todos aqui do viveiro amam esta época do ano. Quem também adora são as plantas, o sol permanece por mais tempo e isto ajuda a deixar as ervas e os temperos bem aromáticos. Mas vamos lá…hoje vamos falar de três pilares importantes para manter uma horta saudável, bonita e aromática. São eles: luminosidade, rega e adubação.

©Denise Lindorfer

©Denise Lindorfer

Chamamos estes três pontos de pilares, pois eles são a base de toda horta, além de serem os pontos que os hortelões de primeira viagem mais erram. Então anota aí as dicas:

Luminosidade: 

É essencial que as ervas, temperos e hortaliças recebam no mínimo 4 horas de sol direto e diário. Não vale deixar dentro de casa e, recebendo sol através do vidro. Ervas e temperos com pouca disponibilidade de sol podem até sobreviver, porém se tornarão menos aromáticos e saborosos e ficarão muito mais propensos às pragas e doenças.

Dica: plantou em vasos? Então os mude de acordo com as estações e o sol.

Rega:

Dos três, este é o ponto que o pessoal mais erra na mão, ou coloca em excesso ou falta água. Nesta hora a dica é mais simples possível: utilize o dedo indicador para fazer um buraquinho com aproximadamente 2 cm de profundidade na terra. Se estiver seco, regue. Muitas vezes a camada superficial está seca e a mais abaixo está úmida e ai que mora o perigo de ensopar a planta! Neste post aqui, falamos um pouco mais sobre o assunto.

Dica: nos dias quentes priorize regar em momentos mais frescos do dia, isto evita o desperdício de água. Ainda nestes dias, prefira uma rega moderada duas vezes ao dia, ao invés de uma em abundância. Já nos dias frios, regue nos períodos mais quentes do dia, assim você controla melhor a umidade do solo neste período crítico de desenvolvimento de doenças.

Adubação:

Plantas cultivadas em vasos precisam de adubação mais frequente do que as plantadas em canteiros. Em caso de vasos adube a cada 40 dias. Já para canteiros até a cada 2 meses. Tanto a falta quanto o excesso são ruins, aqui neste post nos esclarecemos quais os melhores tipos de adubos para cultivar flores, frutos e folhas. Você pode adubar com bokashi, composto orgânico, húmus de minhoca ou torta de nim.

Dica: alecrim e tomilho não gostam de terra muito adubada, eles podem se tornar pouco aromáticos e desenvolver ramos muito moles, por isto maneire na quantidade e na frequência.

Agora que você já conhece os truques básicos é hora de colocar em prática! E mãos à terra 😉

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em adubação, economia de água, economia de água na horta, luminosidade, rega e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s