Círculo de bananeiras

Por Gabriela Pastro

Este ano foi o ano da permacultura aqui no Sabor de Fazenda, fizemos uma grande reforma com diversos itens da construção sustentável: quiosque de bambu e piaçava, parede de barro, captação de água da chuva e círculo de bananeira. E é deste último que iremos falar hoje.

Obra_barracao_quiosque_2014 (128)

O círculo de bananeiras serve para receber e reciclar a água usada nas pias (não vale água do sanitário), ou seja, retirar os resíduos de sabão e sabonete. Este tipo de água é chamada de água cinza, diferentemente da água da descarga que é chamada de água negra. Para este tratamento ser realizado é necessário fazer um grande buraco de aproximadamente 1 m de profundidade. Depois de cavar, coloca-se pedaços de madeira e restos vegetais para cobri-lo. Após pronto, nesta área se desenvolverão micro-organismos que farão a decomposição do material orgânico.

Somente depois de montarmos camadas variadas de madeiras e folhas é que colocamos os restos vegetais secos, quais evitarão que incida luz e também que a área receba água da chuva. Para que o sistema funcione é necessário que o buraco receba um cano, direcionando a água cinza da pia para dentro deste buraco.

Mutirão_parede_de_barro_04_11_2014 (87)

Depois disto, o plantio das bananeiras pode ser feito no entorno. Ao receber a água cinza, normalmente rica em nutrientes, as plantas crescem com mais vigor e mais saudáveis.

Por que plantar bananeiras?

Bom, a escolha é devido ao alto percentual de evapotranspiração de suas folhas. Como elas são grandes perdem bastante água, garantindo que a água volte ao ambiente de uma forma limpa.

Legal, não!? Dá para ter em casa este sistema também.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em círculo de bananeiras, permacultura e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Círculo de bananeiras

  1. Regina Pizzin disse:

    Água da pia que vc disse é do banheiro ou posso direcionar somente a água da pia da cozinha, na qual vai tb detergente, sabão, gordura e resto de alimentos?

    • Olá, Regina. A água da máquina de lavar também é considerada uma água cinza, porém você pode direcionar esta água para o círculo de bananeiras somente se você utilizar sabão de coco ou qualquer outro produto biodegradável. Eles são bem fáceis de achar. Atenciosamente, Gabriela.

  2. Bom dia, no caso de água de máquina de lavar, você sabe me dizer se esse sistema pode ser usado com sucesso?

    • Olá, Lilian. A água da máquina de lavar também é considerada uma água cinza, porém você pode direcionar esta água para o círculo de bananeiras somente se você utilizar sabão de coco ou qualquer outro produto biodegradável. Eles são bem fáceis de achar. Atenciosamente, Gabriela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s