Adubando com bokashi

Gabriela Pastro

Olá, pessoal!!! Tudo bem com vocês? Esperamos que tenham tido um excelente final de ano e que 2016 seja recheado de realizações.

Ficamos um tempo sem postar textos com dicas de plantio, mas agora estamos voltando com força total! E hoje vamos falar sobre uma dúvida recorrente entre nossos clientes: o uso do bokashi e seus efeitos na planta.

O bokashi é uma mistura de farelos fermentados, quais podem ter variação de ingredientes dependendo do produtor. O que vendemos aqui é composto por farinha de peixe, farinha de arroz e trigo, melaço, farinha de osso, torta vegetal e pó de carvão.

Ele é um adubo complexo, oferecendo boas quantidades de fósforo, essencial para floração e frutificação. Aqui no viveiro nós usamos para 20 kg (ou 1 m²) de substrato 300 g de bokashi e 200 g de torta de nim.

O que poucos hortelões sabem é que além de ser um adubo ele é um fungicida, pois os micro-organismos presentes na mistura do bokashi impedem a proliferação dos fungos maléficos à planta. Apesar disto, o surgimento de bolor no solo e as vezes na própria planta (geralmente manchas brancas) indica a metabolização correta dos fungos do bokashi, responsáveis pelo fornecimento de fósforo e nitrogênio para as plantas. É nesta hora que surgem as dúvidas e preocupações, pois muitos acham que é alguma doença ou praga atacando a planta. Vejam como fica a aparência:

Fermentação do bokashi ©Sabor de Fazenda

Fermentação do bokashi ©Sabor de Fazenda

Agora você não precisa mais se preocupar se estas manchas aparecerem no seu vaso ou canteiro, pois é um bom sinal.

Quer que a gente escreva sobre algum tema que tenha interesse ou cause dúvidas? Deixa um recadinho para nós no box de comentários abaixo! 😉

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em adubação e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Adubando com bokashi

  1. Berenisse disse:

    Olà… estou com um pacote de bokashi ainda fechado e apresentando manchas brancas. Posso usar ou desprezar
    Atenciosamente.

    Berenisse.

    • Olá, Berenisse. O bokashi geralmente apresenta manchas brancas, mesmo quando você coloca nas plantas estas manchas podem surgir no solo. É um bom sinal, significa que os fungos benéficos estão trabalhando. Você pode usar sim. Atenciosamente, Gabriela.

  2. angela nascimento disse:

    amei esse artigo sobre bokashi. gostaria de saber o valor e como comprar ,tenho um quintal em casa e queria muito fazer uma hortinha orgânica até mesmo como terapia pra mim . desde já agradeco.

  3. Sonia Regina disse:

    Comecei a visualizar hoje e já achei bacana….

  4. Oduvaldo disse:

    Muito interessante este artigo sobre Bokashi.
    Um composto riquíssimo em macros e micros nutrientes.
    Essenciais a saúde das plantas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s