Conheça os bichos amigos da horta

Gabriela Pastro

Vamos falar a verdade, quando você ouve falar em bichos na horta você pensa o quê? Que eles vão fazer bem para seu jardim ou que são pragas que irão se espalhar por tudo e devorar suas plantas!?

Os tadinhos, na maioria das vezes, são discriminados e taxados como pragas, porém muitos, a maioria pode-se dizer, são amigos da horta e ajudam a controlar aqueles verdadeiramente considerados como pragas, além das doenças.

Beija_flor (1)

Portanto, vamos fazer jus a eles e falar de alguns (apenas alguns!):

Abelhas e vespas: elas têm um papel essencial no jardim, pois muitas plantas só se reproduzem com o auxílio (polinização) delas. Elas são tão importantes que grandes agriculturas chegam a comprar ou alugar grandes quantidades.

Joaninha: não só uma fofura, mas uma fofura fundamental para o extermínio dos pulgões. De natureza carnívora, seu principal alimento são os pequenos pulgões sugadores que tanto insistem em infestar as hortas.

Libélula: atualmente muito se fala dela, assim como a joaninha, ela é carnívora e come pequenos insetos que poderiam atacar suas plantas. Porém, o que mais se diz atualmente é sobre seu hábito de comer larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus). Por isto, tem muita gente plantando crotalária, que atrai libélulas através de suas flores amarelas, no intuito de deixar a casa livre dos mosquitos da dengue.

Percevejos: muitos não sabem, mas existem percevejos benéficos à horta. Nós sempre ouvimos falar daqueles que são pragas e sugam a planta até ela enfraquecer e morrer, porém existem outros dois grupos que se alimentam apenas de outros insetos ou de fungos. Estes percevejos, apesar de benéficos para a horta, podem picar ao tentarmos manipulá-los, a dor é intensa, porém não há risco de transmissão de doenças, como no caso do percevejo da malária (barbeiro).

Aranhas: de todos os bichos, as aranhas são as que mais comem possíveis pragas. Por isto, deixe-as fazerem sua teia em paz! Elas só estão nos ajudando ❤

Minhocas e outros decompositores: dentre todos os bichos, as minhocas são as mais valorizadas. São responsáveis pela decomposição do lixo orgânico e fabricação de adubo. Além delas existem outros decompositores, como tatuzinhos-de-jardim e piolho-de-cobra.

Sapos: comumente consomem moscas, mariposas e outros insetos voadores. Para atraí-lo basta construir uma mini lagoa, qual atrairá também as libélulas.

Pássaros: os queridinhos da horta, poucos são os hortelões que se preocupam com eles (a não se que você tenha recém semeado um cantinho do seu jardim!). Eles se alimentam de besouros, mariposas e moscas. Para atraí-los basta montar sua horta perto de alguma árvore alta, assim eles farão ninhos nela e visitarão sempre as plantas para comer os insetos.

E ai, você ainda acha que a maioria faz mal as suas plantas? 😉

Você sabia que o que consideramos uma praga nem sempre tem relação com o tipo de bicho, mas a quantidade dele na área? Por exemplo, um pulgão em uma planta não é uma praga. Agora 100 pulgões, sim!

Agora que você já sabe a importância deles na horta, faça de tudo para atraí-los! Como fazer isto? Você consegue aumentar a diversidade de animais no seu jardim ao aumentar a diversidade de plantas, portanto plante espécies de diferentes famílias botânicas, assim elas atrairão bichos diferentes e sua horta estará menos suscetível às infestações.

Quer saber mais sobre pragas e doenças? Venha fazer o Curso Horta Caseira Orgânica com Marcelo Noronha (13/02 das 9h00 – 14h00). Aproveitem que teremos o módulo II nos próximos meses.

Horta Caseira Orgânica ©Sabor de Fazenda

Horta Caseira Orgânica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Animais, horta saudável e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Conheça os bichos amigos da horta

  1. leonice disse:

    ola, eu não consigo planta arruda, porque ela não vinga morre depois de três semana o que eu faço.

  2. Rosiany Brito disse:

    meu vaso de hortelã pimenta está cheio de lagartinhas no solo. Algumas branquinhas pequeninas, outras marrons maiorzinhas. Ambos os tipos cheias de perninhas e 2 anteninhas. São pragas? a planta não está sendo prejudicada….

  3. Noemi Bastos disse:

    Como manter o Alecrim !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s