Manjericão zahtar: sabor do Oriente

Gabriela Pastro

Olá, pessoal!!! Hoje vamos falar sobre um dos manjericões que temos aqui. Já faz uns quatro anos que compramos mudas de manjericão zahtar (ou zaatar) do Ciprest e desde lá estávamos tentando desvendar o nome científico desta variedade de Ocimum.

Somente semana passada, conseguimos descobrir, através do querido Guilherme Ranieri, do blog Matos de Comer, o seu nome científico completo. O Gui postou um texto falando que esta variedade é na verdade um tipo de alfavaca (Ocimum gratissimum var. macrophyllum), já imaginávamos isto devido a aparência e consistência de suas folhas, mas saber realmente sua origem foi uma alegria só por aqui!!! (rs)

Como já dissemos antes (aqui), esta rara variedade foi trazida dos países árabes, sendo pouco conhecida por aqui. Este manjericão possui folhas com aroma de tomilho, por isto seu nome (zahtar). Sua semelhança de aroma e sabor deve-se ao timol, presente em ambos. Não vamos confundi-lo com o zahtar original (Thymbra spicata), qual é um arbusto lenhoso, parecido com a segurelha (Satureja montana), sendo que é desta planta que se faz originalmente a mistura chamada zahtar, qual pode ser feita também com tomilho (ou com o manjericão zahtar).

Manjericão zahtar (Ocimum sp.)

Manjericão zahtar (Ocimum gratissimum var. microphyllum)

Devido ao seu intenso sabor, deve ser usado com moderação. Aceita bem cozimentos moderados, combinando com abóbora, sopas, arroz, lentilha e batata. Quando usar em preparados frios prefira picar, pois sua consistência é similar à alfavaca, combinando muito bem com saladas e no tempero de ricotas e vinagretes.

É uma variedade de fácil cultivo, qual forma um arbusto maior que os demais manjericões e que a alfavaca (Ocimum gratissimum), por isto, cultive-o em vasos grandes ou canteiros.

*Amanhã teremos uma receita deliciosa com o manjericão zahtar no nosso site (www.sabordefazenda.com.br), aguardem e confiram dentro do box Dicas!

** Aqui no viveiro as mudas de manjericão zahtar estão R$ 6,50.

Venha conhecer mais sobre as especiarias e como utilizá-las nos seus pratos do dia a dia. Tudo isto no curso Viagem através das Especiarias (20/02/2016 das 9h00 – 12h30). Valor: R$ 180,00. Inscrições: (11) 2631-4915. 

Viagem_através_das_especiarias (1)

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em manjericão e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Manjericão zahtar: sabor do Oriente

  1. Regina disse:

    Em 21 de janeiro de 2016 16:49, “Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s