Menos sol: quem gosta?

Equipe Sabor de Fazenda

Hoje vamos falar de plantas que vão bem em áreas com menor oferta de luz direta, porém antes queremos esclarecer o conceito de meia-sombra. No nosso dia-a-dia vemos diversas pessoas falando de meia-sombra como sinônimo de sol direto por uma parte do dia, por exemplo, áreas com 4 horas de sol direto, porém este conceito significa sol indireto ao longo do dia. Portanto, hoje vamos falar sobre plantas que se desenvolvem com menor tempo de exposição ao sol direto.

Não tem trato com a natureza, se você quer cultivar uma horta intensamente aromática, você precisa expô-la a no mínimo 4 horas de sol direto e diário. É possível conseguir cultivar alecrim, hortelã e lavanda com menor oferta? Sim, porém eles se tornarão menos cheirosos e terão ramos mais moles.

Para não ficarmos apenas nas ornamentais, fizemos uma lista de plantas comestíveis que apreciam locais que batam menos sol direto, acima de 2 horas diárias:

Hortaliças folhosas: espinafre, taioba, major-gomes, ora-pro-nóbis, saião, trapoeraba

Leguminosas: ervilhas (lembrando que a menor oferta de sol afetará a floração e frutificação, ou seja, você terá um pé com menor oferta de vagens)

Flores: calêndula, malva, maria sem vergonha e violeta-perfumada

Vejam esta violeta-perfumada (Viola odorada) que temos plantada aqui no viveiro. Parte dela recebe sol praticamente o dia todo e outra parte apenas parcialmente. A região que recebe menos sol está mais bonita, verde e floresce mais que a outra.

Vocês perceberam que a maioria das plantas que citamos são Plantas Alimentícias não Convencionais? É que muitas são originárias da Mata Atlântica e Amazônia, onde recebem menor oferta de sol.

Se você tem uma planta que vai super bem em uma área pouco ensolarada, conta para nós nos comentários 😉

Lembrando que dia 17/02 (9h00 – 13h30) tem curso Jardinagem Gastronômica – Especial PANC, no qual iremos abordar o cultivo e uso culinário de diversas plantas de fácil cultivo, como taioba, ervilha borboleta, hibisco e muito mais. Maiores informações aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em luminosidade, PANC, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s