Semear, coletar, guardar e compartilhar sementes

Mayra Dias
©Denise Lindorfer

©Denise Lindorfer

Você sabia que existem mais de 10.000 tipos de arroz, 1.300 tipos de abóbora e milhares de tipos diferentes de feijão? Me pergunto o por quê de nos limitarmos a apenas uma ou duas variedades desses grãos e legumes em nossa alimentação diária.

Preparar nosso prato com diversidade de grãos, verduras e legumes, além de proporcionar o prazer de novos sabores e cores em nossa alimentação, é a certeza de melhor nutrição e saúde. De acordo com a FAO (Agência para Agricultura e Alimentação da ONU), nos últimos 100 anos houve a redução de 10.000 para 170 espécies vegetais utilizadas cotidianamente na alimentação humana, vivemos em paralelo o desaparecimento de muitas dessas espécies e variedades, base do sustento da vida.

A diversidade não é apenas sinônimo de saúde, é o que assegura a continuidade da vida no planeta, e nós estamos diretamente relacionados com a manutenção desta biodiversidade. Algumas espécies vegetais que se extinguiram, ou que correm riscos de extinção, deixaram aos poucos de estar em nossas mesas, deixaram de ser cultivadas e, em seu lugar, escolhemos cultivar apenas as mais “produtivas”, ganhamos em quantidade de produção e perdemos em qualidade de nutrição.  Sementes selecionadas e guardadas a gerações, que garantem a continuidade da qualidade de nossa alimentação, estão se perdendo e com isso se vai também nossa história natural e cultural.

As sementes carregam em si a essência da vida, o alimento que nos sustenta, são organismos vivos que expressam a generosidade e a abundância da natureza e do planeta Terra, nossa grande riqueza. Somos semeadores por natureza, disto depende nossa sobrevivência, podemos continuar semeando em qualquer lugar, bastam sementes, luz, terra, água, e eu adicionaria a esta lista um pouquinho de técnica e fé, acompanhar o processo de germinação é trazer um tanto da beleza e magia da vida para perto de nós.

Semear, coletar, guardar, compartilhar e cuidar de nossas sementes é reconectar-se com nossa essência e nosso papel na grande teia da vida, ato de confiança e amor tão necessário nos dias de hoje.

*Dia 05/03/16 (10h00 – 12h00), a geógrafa Mayra Dias ministrará uma Oficina inédita de sementeira aqui no viveiro. Serão dadas muitas dicas importantes para você ter sucesso na germinação. Não percam, a próxima data será apenas para o segundo semestre! Inscrições (11) 2631-4915. 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Sem categoria, sementes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s