Os encantos do ornamental alecrim rasteiro

Gabriela Pastro

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma espécie nativa do Mediterrâneo, ocorrendo espontaneamente desde o nível do mar até a altitude de 1500 m. Existem mais de 20 variedades desta incrível planta. A variedade rasteira (Rosmarinus officinalis var. prostratus) é a mais ornamental de todas, pois suas flores são frequentes e, com o crescimento, a planta se torna pendente. Ele é um subarbusto, perene, de pequeno porte, atingindo no máximo 20 cm. Seu tempo de vida longo, vivendo acima de três anos.

Ele tem preferência por solos secos de natureza calcária, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem drenados, o excesso de água pode matá-lo. É possível cultivá-lo em vasos, jardineiras e canteiros, lembrando sempre de colocá-lo em um local que receba de 5 a 6 horas de sol/dia. Reproduz-se bem por estacas e dificilmente por sementes.

Por possuir aroma e sabor mais fortes do que o alecrim comum, deve ser usado em quantidades menores. É utilizado em forma de infusão, como tônico geral e cardíaco, para gripe, cólicas. Possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica. Na culinária é indicado para carnes, batatas, queijos, peixes e massas, assim como o alecrim comum.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em alecrim, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Os encantos do ornamental alecrim rasteiro

  1. Cindy disse:

    Aqui em casa o Alecrim é presença garantida! Temos em vasos, no jardim, utilizamos muito na culinária, mas também adoramos colher um “raminhos” frescos e distribuir pela casa. Gosto do aroma e da “energia” presentes nessa espécie.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s