I Seminário Criança e Natureza

Gabriela Pastro

O assunto de hoje é muito especial para nós, falaremos sobre a relação da criança com a natureza. Na última segunda-feira, estivemos no I Seminário Criança e Natureza do Instituto Alana. Foi um evento incrível, muito bem organizado e tocante. Ao longo do dia, profissionais de diferentes áreas falaram sobre como trabalham a relação da criança com o meio ambiente e a importância disto.

IMG-20160613-WA0001

Ao longo do dia, diversos profissionais se apresentaram e um deles foi a professora de Educação da UNIRIO Léa Tiriba, ela falou sobre a importância de não termos um comportamento controlador quando colocamos as crianças em contato com a natureza, ou seja, não precisamos ficar o tempo todo guiando brincadeiras e falando como se comportar em relação a este ambiente, temos que deixar a criança experienciar e desvendar sozinha seus caminhos. Já o pediatra Daniel Becker comentou sobre o poder do ócio, como ele pode ser revelador e extremamente importante para o desenvolvimento mental, físico e emocional de uma criança.

Para finalizar o Seminário, houve a palestra do jornalista norte-americano e escritor do livro A Última Criança na Natureza (Last Child in the Woods), já traduzido para mais de 15 línguas em 20 países, Richard Louv. Ele comentou de diversos estudos que relacionam o maior contato com a natureza com a queda da ansiedade e aumento da concentração e equilíbrio físico e mental de crianças e adultos. Um destes estudos é de que este contato evita que crianças desenvolvam as típicas doenças infantis, como TDAH, obesidade e diabetes.

Este seminário brindou e comprovou ainda mais a importância da relação criança e natureza. Foi um dia lindo, repleto de profissionais e projetos encantadores que visam e aplicam de maneira efetiva o contato da criança com a natureza.

Para finalizarmos, nada melhor do que deixar a palavra a elas, as crianças! Vejam que tocante este vídeo que a criançada fez para defender a Mata do Planalto, uma área verde onde brincavam todos os dias. Quem se interessou pelo tema não pode deixar de ler o livro A Última Criança na Natureza.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em criança, Educação Ambiental e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s