Sementes: diversidade e garantia da vida

Mayra Dias 

Ao longo de milhares de anos cada espécie vegetal desenvolveu as melhores estratégias para o sucesso de dispersão, germinação e desenvolvimento, essa história se expressa em suas formas, cores, tamanhos e texturas tão diversas. Cada uma se tornou especializada em forma diferente de dispersão.

Há plantas que produzem frutos que secam e abrem-se quando maduros liberando as sementes, outras que explodem lançando longe suas sementes (deiscentes), algumas atraem animais através de frutos suculentos (angiospermas), serem ingeridos e transportados, há sementes que se agarram na barra das saias e calças e vão conosco por onde andamos e ainda existem aquelas que pairam no ar até encontrar um cantinho propício para germinar e crescer.

É essa diversidade que nos assegura e garante a continuidade da vida no planeta. Nós estamos diretamente relacionados com a manutenção dessa biodiversidade.

Algumas espécies vegetais que se extinguiram ou que correm riscos de extinção deixaram aos poucos de estar em nossas mesas, deixaram de ser cultivadas e em seu lugar escolhemos cultivar apenas as mais “produtivas”, desenvolvemos tecnologias de transgenia e agroquímicos, ganhamos em quantidade de produção e perdemos em qualidade de nutrição.

Sementes crioulas, selecionadas cuidadosamente a gerações, que garantem a qualidade de nossa alimentação, estão se perdendo e com isso se vai também nossa história natural e cultural.

Sementes crioulas

São sementes selecionadas a centenas e até milhares de anos por agricultores e agricultoras, passando pelo processo de melhoramento genético natural, estão no mais alto nível de adaptação genética para germinar, absorver o máximo que aquele ambiente específico pode oferecer em termos de nutrição e produzir novos frutos com sementes de alto vigor germinativo e desenvolvimento, que garantem a colheita no próximo ciclo.


Venha aprender a semear e cultivar diferentes tipos de espécies: Oficina de Sementeiras com Mayra Dias, Luciane Lima e Gabi Pastro (27/agosto das 9h00 – 12h30). Informações e inscrições: (11) 2631-4915.

Oficina_de_Sementeiras_Divulgação

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em sementeira, sementes e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Sementes: diversidade e garantia da vida

  1. Ivonil Gonzalez Varela disse:

    Boa noite.favor informar quem fornece sementes de pimenta comari.
    Estou interessado e não pude achar.
    Grato
    Ivonil

  2. TERESINHA B. A. BIAGGI disse:

    QUE MARAVILHA!!!
    INICIATIVAS COMO A DEVCS SALVARÃO O PLANETA .
    GRATIDÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s