Os segredos do manjericão-sagrado

Por Gabi Pastro

Quem conhece este manjericão, geralmente, é apaixonado por ele. Seu aroma adocicado, lembrando alcaçuz, é envolvente e traz felicidade simplesmente ao cheira-lo.

Também chamado de tulsi ou talusi, o manjericão sagrado (Ocimum sanctum ou Ocimum tenuiflorum) pertence à família dos manjericões, Lamiaceae, sendo nativo do subcontinente indiano. Existem inúmeras variedades desta espécie, o que faz nós aqui do Ocidente nos confundirmos (ex.: Krishna tulsi, Vishnu tulsi, Rama tulsi, entre outros). Aqui no viveiro nós temos a variedade Rama tulsi (veja foto abaixo).

manjericao_sagrado_sementes_jairo_jardim_bonito-10

O manjericão sagrado faz parte da rica cultura hindu. Ele tem forte relação com Vishnu, deus responsável pela manutenção do universo, e seus avatares, sendo usado em cerimônias de oferenda e adoração. Muitos hindus têm esta planta crescendo na frente ou perto de suas casas.

Seu cultivo é semelhante ao do manjericão-comum (Ocimum basilicum), gosta de solo humoso, levemente úmido e bem drenado. Disponibilidade solar acima de 5 horas diárias é o ideal. Ele cresce abundantemente, mesmo em vasos, oferecendo uma quantidade bem grande de sementes, após florescer.

Na Ayurveda, é muito utilizado para tratar estresse, dores de cabeça e problemas digestivos. Sua infusão com lavanda é deliciosa e acalma depois de um dia agitado e estressante. Podemos consumi-lo no nosso dia a dia com um tempero, adicionando sabor e doçura à saladas, patês, ensopados, sorvetes e demais doces.

E você, está esperando o quê para ter esta lindeza em casa? 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Salvar

Salvar

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em manjericão e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s