Como anda o solo da sua horta?

dirt-1835651_1920
Por Gabi Pastro

Vá lá até sua horta/jardim e dê uma leve cavada, como a terra está? Compactada ou solta? Úmida, formando gominhos, ou seca com aparência de areia? Como será que ela tem que ser?

Um solo orgânico saudável apresenta húmus, material com aparência mais úmida e de cor acastanhada, formando gominhos. Ele é descompactado e, logo nas primeiras camadas, já apresenta macro e micro animais.  Tenha em mente que este é o solo ideal para a maioria das plantas da horta.

Um solo não adequado para a horta se encontrar em um destes dois extremos: ou é muito compactado ou é extremamente arenoso. Estas duas versões são ruins, pois não drenagem de maneira correta a água e não retêm os micro e macro nutrientes do solo. Confira aqui algumas dicas de como melhorá-lo.

Continuando sobre este tema, aqui no viveiro sempre nos deparamos com dúvidas, nossas e dos clientes, sobre o conceito de húmus, composto e vermicomposto. Para nós ainda é difícil classificar diretinho o que é cada um e quais seus benefícios. O que temos visto em nossas pesquisas são as seguintes denominações:

Húmus: componente orgânico resultante da decomposição de material de origem vegetal e/ou animal via micro (fungos e bactérias) e macro organismos (minhocas). Este processo de formação do húmus se chama humificação, no qual se formam três compostos principais: humina, ácido húmico e ácido fúlvico. Ele pode ser formado através da compostagem caseira (aberta ou fechada) e da vermicompostagem (minhocário).

Compostagem: técnica de processamento de resíduos orgânicos seja de origem vegetal ou animal. Neste processo, também se forma o húmus, porém em baixas proporções.

Vermicompostagem: considerado um tipo de minhocultura. Neste caso, a decomposição por microorganismos é menos presente e as minhocas fazem o maior trabalho, transformando boa parte dos resíduos orgânicos em húmus.

Porém, ainda não é claro para nós a diferença química e física de cada um e o que cada um traz de vantagem e diferencial para a horta. Se você já tem isto claro na sua mente, escreva para nós, iremos adorar partilhar um pouco do seu conhecimento aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em adubação, compostagem, composto orgânico e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s