Problemas da falta de água na horta

Gabi Pastro

Pessoal, sempre falamos aqui da importância de controlarmos a rega, de não exagerarmos na umidade da horta e tudo mais. Também já dissemos que o excesso de água é um dos fatores que mais mata as plantas na horta/jardim. Porém, o que queremos falar hoje é da falta de água, na verdade, da rega inconstante.

Tanto a falta de rega como a rega inconstante, uns dias com água ou outros sem, é prejudicial à horta. O caso extremo seria a planta morrer, porém o mais comum é o desenvolvimento lento e deficiente. É muito fácil identificar quando uma planta ficou sem o suprimento necessário por um longo tempo, ela fica com menos folhas e essas ficam menores, pouco desenvolvidas.

Aqui no viveiro temos duas mudas de berinjela, plantadas no mesmo tipo de substrato (composto orgânico), uma está há uns 2 meses com rega inconstante e a outra está sempre levemente úmida. Vejam a nítida diferença:

 

Para as aromáticas e hortaliças folhosas, este problema resulta em menos folhas para uso culinário e para as hortaliças de fruto, isto acarreta também em plantas sem produção de flores e frutos comestíveis, pois planta subdesenvolvida não florescer e nem frutifica. Sabe o que é pior? Esta condição é difícil de reverter, somente com muito cuidado, rega constante, boa poda e adubação que tiramos a planta dessa situação.

E aí, como está sua horta?

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em economia de água, economia de água na horta, rega e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s