Os encantados do cardamomo

O cardamomo (Elettaria cardamomum) é uma planta nativa da Índia, qual espalhou-se pela Europa durante a época da rotas de especiarias, e hoje já é facilmente encontrado aqui no Brasil também.

Como a maioria das plantas que são nativas lá, ele se desenvolve bem por aqui, devido a semelhança de clima. Seu cultivo é similar ao do gengibre (Zingiber officinale) e cúrcuma (Curcuma longa), sendo da mesma família que esses (Zingiberaceae).

Gosta de clima tropical, quente e úmido. Prefira cultivá-lo em solos arenosos, leves, bem drenados e férteis. Pode ser plantado em canteiros e vasos tipo bacia, desde que com profundidade acima de 30 cm. Atente-se apenas a não cultivá-lo por mais de um ano no mesmo local, pois esgota o solo.

Ele oferece bagas verdes, variedade mais comum nos mercados.  É uma especiaria muito cara, assim como a baunilha e o açafrão-verdadeiro (Crocus sativus).

Bagas de cardamomo sendo formadas (Foto da internet)

Seu uso é amplo na culinária indiana, sendo ingrediente chave no preparo de curries e pilaus (prato a base de arroz). No Oriente Médio, é utilizado em doces e cafés. Quando as sementes são torradas seu incrível aroma perfumado e adocicado se intensifica. Possui sabor terroso, pungente e penetrante, perfeito para doces, chutneys e lassis (bebida gelada a base de iogurte e frutas). Existe também a variedade branca, qual é originária da mesma espécie, porém passa por um tratamento diferente durante a secagem.

Aproveitem, temos mudas desenvolvidas dessa incrível planta para você cultivar em casa 😉

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em especiarias, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Os encantados do cardamomo

  1. Boa noite. Gostaria de saber se vocês ainda têm mudas de Cardamomo. Meu e-mail: adilsonmachado81@outlook.com. Obrigado

  2. Olá, Fernanda. Você usa-a inteira ou triturada. Se for triturada, pode usar somente as sementes socadas ou a baga inteira moída. Usa-se o pó como se fosse um pó de canela, em bolos, compotas, chocolate quente, arrozo doce e muito mais. Abraços, Gabi

  3. DineydoSanto disse:

    Boa noite! Vocês estão vendendo mudas de cardamomo verdadeiro?

    Em 31 de março de 2017 08:27, Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de

  4. Rita disse:

    adoro o que voces postam, adoro plantas principalmente as especiarias, tenho açafrão plantado em vaso, adoro na comida

  5. osascruz disse:

    parabens vamos produzir aqui na nossa horta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s