Um coentro diferente: coentrão ou chicória-do-amazonas

Por Gabi Pastro

Quem já chegou perto de um coentrão ou chicória-do-amazonas (Eryngium foetidum L.) provavelmente não esqueceu mais. É só esbarrar nele que se exala um cheiro intenso e inesquecível de coentro.

Ele é uma herbácea bianual a perene, atingindo entre 20 a 30 cm de altura. É uma espécie nativa de toda América Tropical, como a região da Amazônia. Ele cresce espontaneamente na região Norte do Brasil, porém também é altamente cultivada por lá.

Esse tempero está presente na culinária do Norte e Nordeste, assim como em outros países da América Latina, Caribe e Ásia. É ingrediente essencial ao tacacá e tucupi. No dia a dia, use suas folhas como usaria o coentro comum (Coriandrum sativum), porém com mais parcimônia, pois é mais intenso de sabor e aroma. Assim como o coentro comum, suas raízes também podem ser consumidas.

O que temos reparado é que aqui em São Paulo o coentrão produz menos folhas e muito mais floração, porém é capaz de desenvolver-se bem em áreas de alta temperatura e em solos úmidos e pouco ácidos.

Aproveite o feriado para visitar nossa bancada sazonal, temos mudas de coentrão, pimenta murupi gigante, pimenta peruana amarela, macassá, cardamomo, pimenta do reino e dill/endro. Confira o horário de funcionamento nesse feriado:

*Faremos as Feiras Orgânicas do Parque da Água Branca e Ibirapuera normalmente nesse sábado.

Referências bibliográficas:

Kinupp, Valdely Ferreira, and Harri Lorenzi. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. 2014.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas, Ervas e temperos, PANC, plantas alimentícias não convencionais, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s