Suculentas e seus encantos

Por Débora Morato

Dentro ou fora de casa, há sempre um cantinho pedindo uma planta. As suculentas vêm conquistando corações e não é necessário muita experiência em jardinagem para cultivá-las, simplesmente uma admiração ou uma vontade de aprender e experimentar. Não se sinta intimidado se as suculentas são novas pra você. Se iniciar um jardim com essas lindas plantas carnudas e geométricas, logo logo estará dando mudas para seus amigos!!

Chamamos de suculenta qualquer planta capaz de armazenar água, ou seja, cactos e agaves também são suculentas, mas geralmente chamamos assim apenas as plantas que possuem folhas “gordinhas”, que, de tão lindas, são capazes de transformar um ambiente. Nós, jardineiros amadores, agora compreendemos o que os colecionadores sabem desde o início: devido suas formas arquitetônicas e esculturais, as suculentas são uma alegria a ser contemplada.

É um prazer construir um jardim com elas! Uma composição de suculentas atrai imediatamente o olhar das pessoas e são agradáveis de admirar durante o ano todo. E para não errar na hora de plantar, leve em conta o seguinte:

  • O SOL – A quantidade de sol afeta diretamente o desenvolvimento de uma suculenta e pode variar inclusive suas cores. As plantas de sol pleno exigem pelo menos 3 horas diárias de luz solar direta. Entre essas está a maior parte das espécies de suculentas, que vão muito bem em locais como jardins, coberturas e terraços ensolarados. Algumas espécies podem ser cultivadas a meia-sombra ou em ambientes internos, não estando assim expostas ao sol mais forte do meio do dia ou ainda em ambientes com luz indireta ou refletida de paredes claras próximas.

Lembrando que as suculentas são plantas de ambiente desértico, ou seja, ocorre uma grande variação de temperatura entre as estações do ano ou mesmo ao logo do dia (muito calor e sol durante o dia e muito frio à noite). Porém algumas espécies se adaptaram à sombra, podendo ser cultivadas dentro de casa ou em locais sombreados. Confira algumas dessas espécies:

Miniagave – Agave utahensis

Carpete-dourado – Sedum acre

 Crássula – Crassula ovata hobbit

 Portulacaria – Portulacaria afra red stem

 Echeveria – Echeveria glauca

Dedinho-de-moça – Sedum burrito

  • A ÁGUA – Nem todas as espécies de suculentas necessitam do mesmo volume e frequência de regas para se manterem saudáveis. Não podemos esquecer que apesar de serem plantas resistentes e de pouca rega, não vivem sem água!

Quando se trata em criar um arranjo de suculentas é importante escolher um recipiente atraente e espécies de cores variadas, isto garantirá um impacto visual importante para o ambiente. Existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos. No Brasil, temos por volta de 100 espécies e aqui no viveiro temos mais de 20, entre elas:

Rabo-de-burro, dedos-de-moça, arroz-de-rato – Sedum morganianum E.W.

Colar-de-pérolas, rosário, ervilhas-da-sorte – Sedum morganianum E.W.

Rosa-de-pedra, suculenta, echeveria – Echeveria elegans Rose

Sedum –Sedum sp.

Orelha-de-elefante – Kalanchoe thyrsiflora ou Kalanchoe luciae

Panda Plant, orelha-de-gato – Kalanchoe tomentosa – Kalanchoe

Ganhar ou adquirir um vaso é sinônimo de paixão e coleção na certa!!!

Vem aí nossa segunda oficina de Quadro Vivo de Suculentas (06/maio das 9h00 – 13h30)!! Aprenderemos a cultivar e manter um quadro na parede. Confira o conteúdo completo aqui.

Bibliografia:

http://www.fazfacil.com.br/jardim/plantas/especies-de-suculentas/ Acessado em: 17/04/2017.

Succulents Simplifield: Growing, Designing, and Crafting with 100 Easy-Care Varieties. Debora Lee Baldwin.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s