Toda planta é medicinal?

Por Gabi Pastro

Você já parou para pensar se todas as plantas são medicinais? E, se não são, o que as tornam medicinais? Vamos responder isso agora!

Somente um grupo de plantas possui potencial fitoterápico, quais chamamos comumente de plantas medicinais. O que faz estas plantas serem consideradas terapêuticas é a presença de metabólitos secundários, também conhecidos como princípios ativos ou bioativos. Esses são produzidos pelo metabolismo secundário da planta, como o nome já diz, quais são responsáveis pela sobrevivência da planta. Ou seja, esses metabólitos são produzidos em defesa de algum herbívoro que venha comer suas folhas ou como forma de suportar as variações climáticas e até na escassez de nutrientes. Por exemplo, a antocianina, potente antioxidante, presente no hibisco (Hibiscus sabdariffa) tem relação com a sobrevivência da planta em momentos de alterações de temperatura.

A classe de princípio ativo que mais conhecemos é o óleo essencial, presente em todas as ervas aromáticas que amamos usar na culinária e no nosso chazinho de ervas. Porém não existe só ele, também são considerados princípios ativos os alcaloides, taninos, heteresídios, flavonoides, saponinas, mucilagens, ácidos orgânicos, princípios amargos, entre outros.

Mas será que toda planta medicinal apresenta poder medicinal? Não, elas somente serão medicinais quando forem cultivadas corretamente, isso é variável de espécie para espécie, mas também quando elas forem submetidas a certo fator estressante, ou seja, planta mimada não possui muitos princípios ativos 😉 Porém, é possível cultivá-las corretamente, mas mesmo assim elas não terem potencial terapêutico. Isso acontece quando colhemos no momento e da forma errada, mas também se armazenar, secar ou usar erroneamente. Por isso, procure sempre estudar a planta que deseja cultivar, saber de onde vem, como é o solo e o clima de lá, assim como conhecer seus benefícios e contra indicações. Ah lembre-se da importância do nome científico, pois diversas plantas possuem o mesmo nome popular!

Quer se aprofundar mais nesse incrível mundo das plantas medicinais? Confira nossos próximos cursos:

Cultivo Orgânico de Ervas Medicinais: 01/julho das 9h00 – 14h00. Conteúdo completo aqui.

Ervas e Especiarias na Saúde: 05/agosto das 9h00 – 13h30. Conteúdo completo aqui.

Uso Tradicional das Plantas Medicinais: 12/agosto das 9h00 – 14h00. Conteúdo completo aqui.

Oficina de Chás e Infusões: cultivo, fitoterapia e usos culinários: 18/agosto das 9h00 – 13h30. Conteúdo completo aqui.

Informações: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas medicinais, plantas medicinais, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Toda planta é medicinal?

  1. Pingback: Plantas Medicinais pra todos os gostos – Educação Infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s