Quem são as ervas do Mediterrâneo?

Gabi Pastro

Você compra diversos temperos, como sais aromatizados, e neles vêm escrito ervas do Mediterrâneo ou ervas da Provence e você não sabe ao certo o que tem dentro? Vou esclarecer isso agora!

A maioria das ervas aromáticas e especiarias que usamos na culinária são geralmente oriundas do sudeste da Ásia, do Subcontinente Asiático e do Mediterrâneo. Claro que temos algumas ervas e especiarias que fogem desse padrão, como o zimbro, orégano mexicano, erva-luisa, cidreira de árvore, entre outras.

No post de hoje vou enfatizar as da região do Mediterrâneo, dessa terra incrivelmente árida, mas riquíssima em espécies aromáticas. O mar Mediterrâneo banha algumas porções da Europa (como a Provence), África e Ásia e ele é capaz de criar um clima típico e restrito, com verões muito quentes e secos (devido ao vento que sopra do deserto do Saara através do mar Mediterrâneo) e invernos mais amenos (em relação as partes mais para o interior dos continentes) e com chuvas.

O clima árido, o solo calcário, pedregoso e com os verões de dias bem longos (acima de 15 horas de sol!) propiciou o surgimento das ervas aromáticas que tanto amamos por aqui: alecrim (Rosmarinus officinalis), lavanda (Lavandula sp.), segurelha-de-inverno (Satureja montana), satureja-de-verão (Satureja hortensis), orégano (Origanum vulgare), manjerona (Origanum manjorana), sálvia (Salvia sp.), curry/immortelle (Helichrysum italicum), tomilho (Thymus sp.), louro (Laurus nobilis) e muito mais.  A maioria delas são facilmente cultivadas aqui no Brasil, exceto em regiões de clima muito úmido. Portanto, você pode tê-las em casa!

Esse guia fotográfico ajudará você a reconhecer algumas:

 

Essas foram as queridinhas do Mediterrâneo ❤ ❤ ❤

 


WORKSHOP PROVENCE: ERVAS E AROMAS (05/agosto das 14h30 – 16h30) com Gabi Pastro:

Lavandas, lavandins, alecrins, tomilho, segurelha…O verão na Provence é uma festa para os amantes das ervas aromáticas! Nessa palestra, Gabi Pastro irá trazer um pouco da vivência nesta região tão especial da França.

Conteúdo:
• Paisagens e aromas de Provence

• Ervas aromáticas e óleos essenciais

• E muitas outras curiosidades

• Degustação de delícias com ervas

 

DATA: 05/agosto/2017 (sábado)

HORÁRIO: 14h30 – 16h30

VALOR: R$ 80,00

 

COORDENAÇÃO: Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias

LOCAL: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

INSCRIÇÃO: (11) 2631-4915 ou sabordefazenda@sabordefazenda.com.br – até 03/agosto

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas aromáticas, Ervas de Provence, ervas do mediterrâneo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quem são as ervas do Mediterrâneo?

  1. Pingback: Plantas Medicinais pra todos os gostos – Educação Infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s