RAIO-X | Hortelã-pimenta

Gabi Pastro

Nome científico: Mentha x piperita L.

Família: Lamiaceae

Origem: Europa

Nomes populares: hortelã-pimenta, piperita, menta, menta inglesa, menta negra, peppermint (inglês), toronjil de menta (espanhol), yerba de zapo (espanhol).

Características botânicas: herbácea perene, rizomatosa e de folhas alongadas (mais longas que a hortelã-de-jardim). Sua estatura fica, geralmente, ente 30-100 cm de altura. É uma espécie híbrida, qual foi obtida através do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.

Cultivo-Solo/Clima: o cultivo desta erva deve ser feito em solo rico em matéria orgânica, ela ama composto orgânico, esterco e húmus de minhoca. Suporta altas temperaturas desde que não falte água no solo. Resiste a baixas temperaturas, porém sofre com geadas. Propaga-se por estacas, divisão touceiras e sementes. É recomendável deixar um espaçamento de pelo menos 20 cm entre uma muda e outra, pois se espalham bem. O local tem que receber bastante luz solar direta. Assim como as demais hortelãs, deve ser plantadas isoladamente de outras plantas, pois sua raiz é invasiva e pode matar a outra planta.

Companheira do jardim: o óleo essencial produzido por ela e emanado para o ambiente (volatilizado) é um capaz de afastar diversos insetos maléficos às plantas, como as moscas brancas. Somente a presença da planta no jardim já é suficiente para ter esse benefício.

Usos medicinais, culinários e/ou ornamentais: é indicada para enjoo, náuseas, problemas digestivos, vermes e dores de cabeça. Suas folhas são potentes antioxidantes. É utilizada como tempero na culinária, principalmente a árabe, como aromatizante em certos produtos alimentares e para a extração do seu óleo essencial. Seu esplendor é maior quando utilizada fresca e não seca.

Partes usadas: folhas e flores.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas aromáticas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s