A simbologia das ervas

Por Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias e herbalista

As ervas fazem parte do nosso dia a dia há milênios, antes mesmo de inventarmos a escrita já as utilizávamos, seja na medicina, culinária ou uso mais energético. Ao longo da história, o real e o imaginário dessas belezas da natureza se misturaram e hoje não conseguimos mais separá-los. Dessa forma, carregamos conosco diversas simbologias, confira a de algumas ervas que amamos tanto:

  • Alecrim: purificador do ambiente. Ajuda a elevar os pensamentos. Altamente energizante. Dizem que um pé de alecrim jamais passará a altura que Cristo tinha e que suas flores se tornaram lilás azulada e suas folhas aromáticas apenas após Maria se abrigar aos seus pés. Ahhh não podemos esquecer que quem tem um pé lindo de alecrim em casa significa que a mulher é quem manda… 😉 …como é na sua casa?

  • Lavanda: eleva o astral e relaxa e acalma a mente. Traz tranquilidade e equilíbrio. Estimula o amor. Seu nome vem do latim ‘lavare’, mais especificamente lavar as impurezas da mente e do corpo.

  • Louro: atrai prosperidade, progresso e crescimento. Erva atrelada à mitologia grega, Os vencedores dos Jogos Olímpicos ganhavam uma coroa de louro, qual simbolizava a vitória e reconhecimento. Diz-se que a ninfa Dafne teria se transformado em um loureiro para fugir do assédio do deus Apolo. Impossibilitado de ter sua amada, ele teria confeccionado uma coroa de louro e usado para sempre, ou seja, é uma erva relacionada à imortalidade também.

  • Manjericão: traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção. Considerada uma erva real pelos franceses e divina pelos indianos. Conta a história que o manjericão só cresce vistoso quando a semeadura é feita aos xingamentos. Na Antiguidade, a colheita do manjericão era feita apenas após acontecer um ritual específico de limpeza, no qual a mão direita tinha que ser purificada com folhas de carvalho e a esquerda precisava ser lavada três vezes em fontes diferentes.

  • Sálvia: estimula o equilíbrio entre mente e corpo. Espanta vibrações negativas e traz proteção à casa e as pessoas. Seu nome, em latim, significa salvar. Dizem que quem tem um pé de sálvia lindo e vistoso em casa não precisa se preocupar com a morte 😉 .

Nesse final de ano, dê presentes repletos de simbologia, como as ervas aromáticas. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho irão amar!

Garanta desde singelas mudas à lindas cestas de ervas para amigos secretos, festas corporativas e reuniões familiares.

Mais informações: (11) 2631-4915

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em alecrim, ervas aromáticas, Ervas de Provence, Lavanda, manjericão, sálvia, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s