Raio X | Poejo: a mini menta

Nome científico: Mentha pulegium.

Sinonímias: Mentha daghestanica Boriss., Pulegium dagestanicum (Boriss.) Holub, Pulegium vulgare Mill.

Família: Lamiaceae (família das mentas).

Origem: Europa, Ásia e Arábia.

Outros nomes populares: erva-de-são-lorenço, hortelã-miúda, menta-selvagem, poejinho, poejo-das-hortas, poejo-real, european pennyroyal (inglês), pennyroyal (inglês), pudding grass (inglês), menta poleo (espanhol), poleo (espanhol).

Características botânicas: erva perene, rasteira, com folhas aromáticas, atingindo cerca de 10 cm de altura. Uma das menores espécies de mentas. Possui pequenas flores de coloração violeta.

Cultivo-Solo/Clima: é uma planta aclimatada em quase todos os países de clima temperado, tropical e subtropical. Prefere solos úmidos, alcalinos e seu plantio é feito através da divisão de touceira, estacas e sementes, na primavera ou no outono.

Usos medicinais, culinários e/ou ornamentais: possui propriedade digestiva, ajuda a combater os gases intestinais, tosses e afecções bucais. Antigamente, era muito usada como chá para bebês para passar cólicas  e melhorar a respiração, porém por ser altamente expectorante e ter efeito rápido acabavam acontecendo alguns incidentes, como a criança engasgar por ser colocada deitada logo após toma-lo. Para evitar isto, após a criança ingerir o chá não coloque-a deitada. É muito eficiente como repelente de insetos e no tratamento a picadas de mosquitos e pulgas. Na culinária, você pode usá-lo como uma menta/hortelã comum, porém de sabor mais intenso.

Partes usadas: folhas e flores.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.