Zaatar | O sabor do Oriente Médio

Gabi Pastro, especialista em aromáticas e especiarias

É com muita alegria que hoje vamos falar da mais nova estrela aqui do viveiro, o zaatar (Thymbra spicata). Há muito tempo queremos cultivar esta espécie e somente agora conseguimos. Ah importante, não confundam ela com o manjericão zaatar (Ocimum gratissimum var. macrophyllum), que muitas vezes chamados também só de zaatar por aqui.

O zaatar verdadeiro é uma erva nativa da região do Oriente Médio e Mediterrâneo, também é da família da Lamiaceae, assim como a maioria das ervas do Mediterrâneo, como alecrim, segurelha, tomilho, lavanda e muito mais.

Ele é um arbusto lenhoso, de 20 a 45 cm de altura e com folhas escuras, que lembram de formato algo entre a lavanda francesa (Lavandula officinalis) e estragão russo (Artemisia dracunculus). No Oriente Médio, onde são nativas, as folhas são maiores e de sabor mais suave. Suas flores são púrpuras e ornamentam o jardim, porém só florescem em climas subtropicais ou de altitude. É uma planta menos resistente fora da sua região de origem.

Como cultivá-lo?

Prefere solos leves, secos, bem drenados e arenosos. Se rico em matéria orgânica, fica com folhas grandes e sabor mais suave. Se em solo calcário, fica com folhas pequenas, parecidas com a segurelha, e com sabor muito pungente. Deve ser cultivado em área de sol pleno. Reproduz-se por divisão de touceiras, estaquia ou sementes, esta última mais raramente.

Como usar na culinária? 

Comumente usado na culinária árabe, seja como uma hortaliça ou como um tempero, orna com saladas, azeitonas, queijo e tomates. Seu sabor está entre o orégano e a segurelha. Aceita bem temperatura e secagem, não perdendo aroma e sabor. Pode estar presente na mistura z’aatar, a qual leva gergelim, sumac e ervas verdes, como o zaatar, tomilho e orégano.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em ervas do mediterrâneo, Ervas e temperos, Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.