Jardins Comestíveis Orgânicos

Por Denise Lindorfer  e Mayra Dias

Pense em um jardim repleto de cores, aromas, formas, texturas e…. SABORES!!!

Para além de alimento, os vegetais, os legumes e as frutas possuem riquíssimo valor ornamental. A jardinagem de hortas ou a jardinagem comestível, além de produzir alimentos saudáveis, traz à tona a reconexão com os fluxos da vida e quando descobrimos outra forma de nos relacionarmos com a natureza, podemos transformar nosso jardim em horta, ou nossa horta em um lindo jardim. Podemos valorizar o aspecto ornamental dos vegetais em espaços de cultivo que além de nos aproximar da beleza, podem nos alimentar, nos curar e ser uma aventura para os nossos sentidos com suas cores, sabores, formas e aromas maravilhosos.

Vamos quebrar as regras e deixar as hortaliças e os legumes invadirem nosso jardim e as flores invadirem nossa horta, assim como faziam nossas avós! Quem não lembra, quando criança, de ter visto aquele jardim multicolorido onde a couve crescia ao lado da roseira?! Os jardins comestíveis celebram a diversidade!!! Aliás a diversidade é necessária para o cultivo orgânico de alimentos saudáveis!

Se sairmos para uma breve caminhada em ambientes naturais onde não existe a influência humana na organização da vida, percebemos que inúmeras espécies compartilham o mesmo espaço, cada qual com suas diferentes necessidades de nutrição, luz, água e ar. As plantas convivem com saúde e se desenvolvem plenamente em apoio mútuo. Essa é uma das maravilhas proporcionada pela diversidade!

Aprendendo com os processos que ocorrem naturalmente, sentindo, ouvindo e vivenciando-os podemos transportar essas dinâmicas da natureza para nossos cultivos. Ao optar pela diversidade trabalhamos diretamente com um dos princípios fundamentais para manutenção da vida, isso irá garantir um jardim com solo vivo e plantas sempre saudáveis.

 


Quer aprender mais sobre como ter um jardim lindo de plantas comestíveis? Temos diversos cursos relacionados, como o Pratico em Jardinagem Orgânica Comestível com as professoras Denise Lindorfer e Mayra Dias. Serão 5 encontros de domingos alternados a partir de 06/maio.  Mais informações: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em agricultura ecológica, agricultura orgânica, como cultivar hortaliças, como cultivar legumes, como cultivar verduras, cuidados do solo, cultivando em casa, Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.