Hortaliças no outono/inverno

Por Gabi Pastro

O outono/inverno é  um momento crítico para o desenvolvimento das plantas, pois o clima frio faz com que o metabolismo destas baixe e, com isto, ocorra menor crescimento foliar, floração e frutificação. Chamamos este mecanismo de sobrevivência de torpor.

Porém, algumas plantas da horta vão bem nesta situação. De modo geral, hortaliças de folhas, como couve, alface e chicória, raízes, como beterraba, cenoura e batata, e os bulbos, como alho-poró, cebola e alho, não sofrem tanto nesta época do ano e conseguem ter um bom desenvolvimento.

Esta é a hora de semear diversas hortaliças, como nabo, mostarda, chicória, acelga, agrião, salsão, alface, almeirão, beterraba, cenoura de inverno, entre outras.

Se desejar, pode plantar bulbos em vasos pequenos, porém profundos. Aproveite também para fazer estaquia, assim quando chegar a primavera você já terá mudas bem desenvolvidas.

Lembrando que fazer aquela poda de limpeza é primordial 😉


Quer saber mais como guiar sua horta no outono/inverno? Aproveite o Curso Horta Caseira Orgânica com Prática deste dia 19/maio para tirar todas suas dúvidas. A coordenação é do agrônomo Marcelo Noronha e o curso acontece das 9h00 as 16h00. Mais informações: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em agricultura orgânica, como cultivar hortaliças, como cultivar legumes, como cultivar verduras, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s