Como obter sucesso na semeadura

Por Gabi Pastro

Começar pela primeira vez uma horta sempre é mais difícil, não há ainda aquela intimidade com planta, você não sabe se o que fez está certo ou errado. Por isso, para iniciantes indicamos começar o cultivo através do plantio de mudas já formadas, esse começo fará total diferença. O processo de iniciar por sementes, semeadura, é mais complicado e requer mais atenção, mas com essa dica que darei hoje ficará muito, mas muito mais fácil.

A dica é utilizar jardineiras ou vasos autoirrigáveis (como na foto abaixo), pois eles ajudarão a manter a plântula (planta recém germinada) úmida por mais tempo. A principal causa de insucesso na semeadura tradicional é a falta de água ou sua inconstância, você lembra 2 -3 dias de regar e depois esquece ou não consegue estar em casa para aguar a tempo e, nessa situação, opta por deixar a sementeira dentro de casa (errado também). 

Já falamos aqui anteriormente (dê uma busca na caixa de pesquisa ao lado), a maioria das plantas da horta precisa de sol para germinar e se desenvolver, por isso o melhor lugar para elas é fora de casa em local aberto ou com a proteção de um toldo ou telha transparentes (luz indireta).

Semear nos autoirrigáveis é simples, siga o passo a passo:

  1. Forre o fundo do vaso com uma camada de pedra ou com manta de drenagem. Lembre-se sempre de deixar o tecido de algodão em contato com a terra
  2. Logo acima, adicione um substrato ou terra levemente adubado até a boca do vaso. Por exemplo, a cada 1 kg de terra incorpore 1/2 copo de esterco de gado
  3. Antes de semear, dê uma leve umedecida na terra
  4. Faça linhas ou buracos de mais ou menos 0,5 cm de profundidade com os dedos. Essa etapa vai depender do que estará plantando. Por exemplo, rabanete e beterraba pedem buracos com pelo menos 15 cm de distância um do outro. Já salsinha, cebolinha, tomilho e outras plantas rasteiras pedem semeadura em linha com o espaçamento de mais ou menos 2 cm entre uma semente e outra. Não se preocupe, isso estará sempre indicado na embalagem da semente!
  5. Após colocar as sementes, cubra com um pouco de terra
  6. Dê uma leve regada e preencha o reservatório de água
  7. Deixe em local ensolarado e, com o passar dos dias, veja se precisa repor a água. Se pegar chuva, não há necessidade de repor a água

Se a planta que semeou requer um espaço maior, você pode usar o autoirrigável como recipiente temporário, ou seja, quando a planta tiver maior ou menos 20 cm de altura passe-a para outro vaso maior (autoirrigável ou não).

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em sementeira, sementes e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.