Leguminosas | Plantas companheiras do jardim

Gabi Pastro, herbalista

Nossos últimos posts foram sobre os tubérculos, raízes tuberosas, bulbos e rizomas e seus benefícios para o jardim. Hoje queremos compartilhar com você os benefícios de ter plantas leguminosas no jardim.

Você pode chamar estranho o que vou falar agora, mas abobrinha, berinjela, couve e outras hortaliças que costumamos chamar de legumes não são verdadeiramente legumes.!!! Do ponto de vista botânico, legumes são plantas da família das Leguminosae, hoje em dia chamada de Fabaecea.

Nesse grupo temos plantas que possuem o fruto em forma de vagem, ou seja, feijão, grão de bico, lentilha, feijão borboleta, ervilha e muitos outros. Não confunda com os frutos capsulares das orquídeas, como a orquídea baunilha (Vanilla planifolia).

Suas raízes fazem uma associação simbiótica com bactérias do tipo Rhizobium spp., as quais têm capacidade de fixar nitrogênio atmosférico no solo, fazendo uma adubação natural. Essa técnica de plantar leguminosas conjuntamente com outras plantas chama-se adubação verde, você já deve ter ouvido falar disso. O nitrogênio é um macronutriente importantíssimo para produção de clorofila, sem ele não há fotossíntese, e para formação de crescimento foliar.

Aqui no viveiro temos o feijão-borboleta (Clitoria ternatea) plantado no nosso canteiro para fazer esse tipo de adubação. Além de lindo, medicinal e culinário, ele também é um adubo verde!!! Plante você também! Temos mudas a venda, venha nos visitar e confira.

Esse aí é nosso matrizeiro, veja que lindo…

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em plantas companheiras, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.