Como escolher o tamanho dos vasos de plantio?

clay-785880_1920
Por Gabi Pastro, herbalista

Se você tem espaço reduzido e sem terra, a escolha do recipiente de plantio é um ponto crucial para o sucesso do desenvolvimento da planta. É importante que você saiba como essa planta fica quando adulta, ela é um arbusto? Uma árvore? Tem crescimento rasteiro ou é trepadeira?

Quando falamos de um jardim de ervas a maioria das plantas são de porte pequeno a médio, dificilmente temos plantas arbóreas (árvores), a exceção mais importante é o louro, o qual pode chegar a 12 metros de altura quando plantados diretamente no chão.

Bom, vamos lá…separei a escolha dos vasos de acordo com o porte e crescimento da planta.

  • Plantas arbóreas ou arbustivas de grande porte, como o louro e espinheira santa: vasos com profundidade a partir de 50 cm.

  • Plantas arbustivas, como manjericão, sálvia, alecrim e lavanda: vasos de no mínimo 20 cm de altura.

  • Plantas rasteiras, como morango, hortelã, tomilho, orégano, segurelha e manjerona: vasos do tipo bacia, de boca larga, e a partir de 15 cm de profundidade. Dessa forma, conseguirão se espalhar melhor. Pode ser também jardineiras/floreiras, porém elas se espalham menos.
  • Plantas trepadeiras, como feijão borboleta e guaco: vasos a partir de 20 cm de profundidade, porém com presença de tutor, treliça ou outro material para que possam se apoiar e subir.

  • Plantas que tenham produção expressiva de raízes, rizomas e tubérculos, como cúrcuma, gengibre, batata doce e batata comum: sacos de plantio a partir de 30 cm de profundidade. Dessa forma, quando essas estruturas subterrâneas começarem a crescer, elas não terão a resistência de algo rígido, como um vaso de barro ou plástico.

Observação: os tamanhos citados acima são os ideais para haver uma boa produção, seja de folhas, frutos, flores ou partes subterrâneas. É possível plantar em recipientes menores que esses, porém você terá menor produção/colheita.

Semana que vem falaremos sobre os tipos de materiais que um vaso pode ser feito e quais seus benefícios.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em horta em vasos, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.