Bertalha: uma super PANC

Por Gabi Pastro, herbalista

Vocês sabem que nós amamos as PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais) e sempre buscamos ter novidades delas aqui no viveiro. E hoje, é o dia de falar das bertalhas (Basella alba), uma das últimas PANC que começamos a cultivar aqui no viveiro.

Ela é uma erva trepadeira, a qual pode se comportar como perene em áreas subtropicais e tropicais e anual nas demais áreas.

É representante da família Basellaceae, a qual engloba também outras plantas chamadas de bertalha, como a bertalha-coração (Anredera cordifolia). Seu outro nome popular é espinafre-de-Malabar, porém não tem nenhum parentesco com nosso conhecido espinafre.

Sua origem é asiática, apresentando hastes suculentas e flexíveis, podendo ser verdes ou avermelhadas, dependendo da variedade. Suas folhas são levemente arredondadas e suculentas, sendo ou totalmente verdes ou verdes com nervuras avermelhadas.

É uma planta amplamente cultivada pelo mundo, porém de forma mais caseira, sem expressivo valor comercial. Em algumas regiões do Brasil, como no Rio de Janeiro, ainda é encontrada a vendas em feiras.

Na culinária, é possível consumir suas folhas, hastes e frutos. As folhas e ramos têm sabor que lembra ao da beterraba e são ótimos em saladas, refogadas ou em frituras. Dos seus frutos pode-se fazer um corante natural, pois é rico em betalaína, um potente antioxidante.

O cultivo é bem simples, pedindo apenas uma área em ensolarada e com solo levemente úmido e rico em matéria orgânica. Você pode conduzi-lo como trepadeira ou deixar que se espalhe horizontalmente. O cultivo em vasos é possível, porém a colheita será pouco abundante.

Aproveite e venha nos visitar, temos um pequeno lote de mudas de bertalha verde (esquerda) e roxa (direita).

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.