Joaninhas no jardim: bom ou ruim?

Por Gabi Pastro

As joaninhas são super parceiras da horta/jardim, elas consomem diversos insetos, principalmente os pulgões. Ou seja, fazem o controle ecológico, deixando as plantas livres de predadores. Mas será que isto é verdade para todas as joaninhas? Não!

Atualmente, graças a uma leitora nossa, descobrimos que existe uma espécie de joaninha, a asiática (Harlequin succinea), que é capaz de consumir folhas também. Neste caso, ela é uma espécie onívora e não mais carnívora. Ela tem coloração alaranjada, não são aquelas vermelhas, é bem redondinha e repleta de manchas pretas.

joaninha_asiatica

Há anos atrás, ela foi introduzida na agricultura comercial para exterminar os pulgões, porém a situação fugiu do controle quando os pulgões acabaram e as joaninhas não tinham mais insetos para comer. As melhores adaptadas foram capazes de consumir folhas, como alternativa de consumo. Essas sobreviveram, e hoje, esta espécie, se tornou de hábito alimentar onívoro, ou seja, comem pequenos animais e plantas. Ou seja, este é um típico caso de uma tentativa frustrada de controle ecológico.

Aqui no viveiro nós conseguimos filmá-la comendo as folhas de um pé de berinjela, vejam os danos que ela fez em menos de uma hora:

Apesar disto, não é preciso se assustar, pois, em uma horta caseira, dificilmente teremos uma quantidade muito grande destas joaninhas, ou seja, ela não será capaz de arruinar sua horta/jardim. Percebemos que temos várias delas por aqui, porém os danos que causam são pequenos.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em agricultura ecológica, agricultura natural, pragas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s