Você confunde erva-doce e funcho?

Gabi Pastro

O termo erva-doce pode gerar muita confusão, pois chamamos, no mínimo, duas espécies por este nome: Pimpinella anisum e Foeniculum vulgare. Isto porque ambas possuem sabor anisado, característico do princípio ativo anetol. Esta substância é percebida pelo nosso paladar como um sabor doce, sendo 13 vezes mais adoçante que a própria sacarose.

A espécie Pimpinella anisum é aquela que usamos as sementes para fazer o típico bolo de fubá com erva-doce e aquelas que compramos como chá. Suas folhas lembram as do coentro, fazem parte da mesma família (Apiaceae), e possuem sabor de anis. Por isto, em inglês é chamada de anise (não confundir com o anis-estrelado – Illicium verum). As folhas também podem ser consumidas.

Já a espécie Foeniculum vulgare nós rotineiramente chamados de erva-doce-de-cabeça ou funcho. Nomeamos de erva-doce o bulbo da planta e funcho as folhas. Ambas as parte também possuem o sabor anisado e podem ser consumidas em chá, saladas e como tempero. Suas sementes também são usadas como especiaria, porém possuem um sabor bem diferente, não tão anisado, quanto à espécie acima.

Já o anis-estrelado é este aqui, qual também possui alto percentual de anetol, e é muito usado como especiaria:

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Aprenda mais sobre especiarias na culinária no nosso curso Viagem através das Especiarias (01/out das 9h00 – 13h30) com Gabi Pastro. Para receber o conteúdo completo do curso envie-nos um e-mail (sabordefazenda@sabordefazenda.com.br).

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em especiarias, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Você confunde erva-doce e funcho?

  1. Celinha disse:

    Vcs tem sementes ou mudas de aniz estrelado e pimpinella?

    Enviado do meu iPhone

    >

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s